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Atos de algoritmo

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

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Disciplina: Algoritmo de Programação

Centro Universitário Anhanguera de

Niterói

Curso: Engenharia Mecânica 2aSérie

Professor: Erick Menezes

Disciplina:

Algoritmos e

Programação

Turno:

Manhã

Turma: 402A

NOME ESTEVÃO LUIZ DE SOUZA GOMES

RA 8409155453

NOME RILTON DA SILVA ALVES

RA 8407138085

NOME LUIZ ANDRÉ DE AVILA FILHO

RA 2951593880

NOME

RA

NOME

RA

Atividades Práticas Supervisionadas


[pic 2]


Niterói, 04 de Dezembro de 2014.

Anhanguera

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Algoritmo e Programação

Atividades Práticas Supervisionadas

Trabalho desenvolvido na disciplina

Algoritmo e Programação apresentado à

Anhanguera Educacional como exigência para

a avaliação, sob orientação do professor Erick

Menezes, alunos da turma Engenharia

Mecânica A, Segundo Período, Manhã.


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Anhanguera Educacional

ANO 2014

Relatório 1

Conceitos Fundamentais de Programação

Baseado na leitura do capítulo 1 do livro texto da disciplina de Algoritmos e Programação

(Victorine Viviane Mizrahi Treinamento em linguagem C.2°ed.); Algoritmos Computacionais

(Programas); Introdução à Programação de Computadores para Cursos de Engenharia e de

Automação.

Este relatório tem a finalidade de demonstrar o conjunto de informações e conhecimento

adquirido, em relação a algoritmos, pseudolinguagem, estrutura de um programa, tipos

primitivos para representação de dados e variáveis, operadores aritméticos, lógicos e

relacionais, além das análises de qualidade e características do ambiente de desenvolvimento

em linguagem C. Nesse contexto, serão organizados tópicos relacionados a cada conteúdo

discutido e relatado nessa ATPS.

Sumário

1­ Noções de algoritmos _________________________________________ Pag.2

2­Pseudo Linguagem ___________________________________________ Pag.2

3­Estrutura de um Programa ______________________________________Pag.3

4­Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis _____________Pag.4


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5­Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais_______________________Pag.4

6­Características do ambiente de desenvolvimento C ___________________Pag.5


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1­ Noções de Algoritmos

Um algoritmo é basicamente uma estratégia utilizada na organização de um conjunto de

dados e variáveis, podendo ser elaborado por etapas e expresso num determinado plano, com

o objetivo de encontrar uma solução para resolver um problema computacional. Todo

algoritmo possui variáveis, que são identificadores que podem ser associados a um valor,

podendo o mesmo, ser associado a valores diferentes, quantas vezes forem necessárias.

Quando a associação não pode ser desfeita esse identificador se torna uma constante.

Partindo do princípio de que existem diversas etapas, cada uma possui seus dados constantes e

variáveis. Estes devem ser organizados, seguindo o conjunto de instruções ao longo da

operação. É importante manter o detalhamento correto e raciocínio lógico nesse processo, até

que este seja finalizado, alcançando o objetivo almejado. O detalhamento de um algoritmo,

serve para prever cada fato ou caminho possível, para que na ação seguinte seja selecionada a

etapa correta, sendo possível assim a continuidade do processo, até chegar a resolução do

problema proposto inicialmente.

Algoritmos são a base de toda programação computacional, e suas etapas são representadas

através de fluxograma, uma representação gráfica que permite uma visualização global da

estratégia idealizada, para resolução de um problema. Também podem ser escritas ou

representadas por pseudo linguagem também chamado de “portugol” ou português

estruturado.

2­Pseudo Linguagem

A pseudo linguagem é uma das ferramentas usadas na construção de um algoritmo, sendo

escrita utilizando o português de maneira estruturada. Tem a função de declarar os dados,

variáveis e constantes contidas nas etapas de um algoritmo, atuando na definição, criação e

desenvolvimento de uma linguagem de programação computacional, que posteriormente será

traduzida por compiladores para linguagem de máquina. A pseudo linguagem é uma forma

simbólica de escrever as instruções para que facilite o trabalho do programador, pois a

linguagem de máquina é muito complexa e dificulta o entendimento humano. Contudo ela é

essencial para que o computador assimile as instruções e atue na execução de um determinado


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programa. Alguns exemplos de pseudolinguagens utilizadas para essa finalidade são: Java, C,

Delphi, Pascal e Visual Basic.

3­Estrutura de um Programa

A estrutura de um programa é formada por um conjunto de instruções, essas instruções por

sua vez, são formadas por pseudo códigos de operação e seus operadores, como: Soma,

subtração, divisão, multiplicação, comparação de valores entre outros. Uma parte essencial do

programa é a memória, que é o recurso que armazenará todas as instruções, nas suas

respectivas posições ou endereços. Nesse contexto um caracter é representado por um byte

(8bits) , um número inteiro é geralmente representado por uma sequência de 4 bytes

(32bits). Uma variável é executada na mesma área da memória, que corresponde ao seu

valor.

Variáveis e endereços também fazem parte da estrutura de um programa. Um endereço é

representado por um número inteiro que identifica uma posição na memória. Na linguagem C

por exemplo, é usado um apontador que faz a referência de um dado coletado a uma área de

memória.

A alguns programas que fazem a transcrição de uma pseudo linguagem para linguagem de

máquina, são chamados compiladores, que são responsáveis por essa conversão, além de gerar

...

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