Atps Ergonomia
Exames: Atps Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvioluciane • 8/11/2013 • 1.543 Palavras (7 Páginas) • 419 Visualizações
Sumário
Introdução á Ergonomia
1 Relatório 1
1.1 Etapa 1 03
1.2 Passo 1 03
1.3 Passo 2 03
1.4 Passo 3_______________________________________________04
2 Relatório 2 05
2.1 Passo 1 05
2.2 Passo 2 05
2.3 Passo 3 _______________________________________________06
RELATÓRIO 1
INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
1.1 ETAPA 1
1.2 Passo 1
Efertuado a leitura da evolução histórica do trabalho.
1.3 Passo 2
Respoder as Questões a seguir.
1 - Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
A palavra Ergonomia tem origem de duas palavras “Ergos” que significa(trabalho) e “Nomos” que significa (leis, regras e normas), tem por objetivo o bem estar do ser humano, visando manter as regras que ajudam e facilitam o trabalho , as características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando assim conforto segurança e melhor eficiência do trabalhador em seu ambiente de trabalho.
2 - Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a 2º
Guerra mundial?
A Ergonomia teve início em 1949 após a 2º Guerra Mundial. Durante a segunda Guerra aconteceram muitos fatores que contribuíram para o surgimento da Ergonomia, como por exemplo a criação de equipamentos que auxiliavam na guerra como aviões, submarinos, radares, entre outros que por não terem uma ergonomia, provocaram muitos erros e mortes.
Com o surgimento da ergonomia, a criação de novos equipamentos passaram a levar em conta o fator humano, dando assim melhores condições para homens, máquinas e equipamentos.
3 - Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
Logo após a criação da ergonomia, muitas empresas vem investindo cada vez mais em ergonomia, provocando assim um crescendo cada vez mais rápido , a Inglaterra após a 2º Guerra reuniu diversos profissionais que naquela época esrtavam desebvolvendo projetos, para discutirem sobre ergonomia, até mesmo laboratórios de pesquisas foram criados na Nasa nos EUA a fim de melhorar cada vez mais a ergonomia, pois viram que não era apenas gastos, mais sim investimento.
Assim a ergonomia se espalhou pelo mundo em todas as indústrias, e cada vez mais os estudos estão voltados para melhorar a interação do homem ao seu trabalho.
Hoje em dias são feitas pesquisas por vários Países, visando sempre o bem estar do trabalhador e na própria coletividade dentro da empresa.
4 - No que consiste a abordagem da macroergonomia?
A Macroergonomia surgiu na década de 1980, e assim, uma organização passou a ser vista como um sistema global, tendo que ser considerada como um todo.
Sua definição se resume na aplicação da tecnologia da interface homem –máquina, enquanto que na ergonomia é levado em conta o homem individualmente.
5 - Apresente, pelo o menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.
- A disposição das mesas e armários dentro de um escritório, dando ao empregado melhores condição de trabalho;
- Ginastica laboral proporcionando ao funcionário uma melhor qualidade de vida e esclarecimento de como se sentar adequadamente;
- Posição de monitores, descansos para braços, etc.;
- Iluminação adequada ao ambiente de trabalho;
- Colocação de uma acústica eficiente evitando danos na audição dos funcionários.
1.4 Passo 3
Entrevista para avaliar o grau de conhecimento de pessoas sobre Ergonomia.
Entrevistados:
Luciane Cristina Zanella Balbino (Esposa) – Grau de conhecimento 80%
Vera Lúcia Zanella (Sogra) – Grau de conhecimento 50%
Márcio Henrique Dias (Amigo) – Grau de conhecimento 75%
Wevellyn Laianny Vital (Estudante Adm) – Grau de conhecimento 90%
Edson Alberto da Silva (Estudante de Licen. Quim) - Grau de conhecimento 90%
A pesquisa levou em consideração as questões estipuladas nesta ATPS citadas na etapa 2.
A maioria dos entrevistados tinham o conhecimento, pois trabalhavam em empresas que colocaram a ergonomia como um fator de estrema importância para o bem estar dos funcionários e outras por estarem estudando e terem disciplinas relacionadas no curso.
Com este estudo e o preparo desta ATPS podemos aprender a evolução e história da ergonomia, de como ela tem sido importante para suprir as necessidades do funcionário e empresa, melhorando as condições para o trabalhador de 60 a té 90% de melhorias, e com isto o empregador que antes via a ergonomia como apenas custo , pode verificar que este custo trás para a empresa melhorias nas condições do trabalhador que passa a trabalhar com mais empenho tornando este custo viável para a empresa, pois muitas doenças relacionado a posturas, trabalhos repetitivos, como a LER, DORT, levava o funcionário a se afastar do serviço gerando para a empresa prejuizo.
Portanto basta apenas
...