Atps Logistica
Monografias: Atps Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 070985 • 24/10/2013 • 790 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
Etapa 4
Passo 1
A importância do planejamento físico na otimização do processo de armazenagem.
O artigo aborda questões referentes a operações logísticas, enfatizando as atividades relacionadas ao sistema de movimentação interna de materiais e armazenagem. Uma boa proposta é a inserção de um novo conceito de layout, possibilitando a redução das distâncias de movimentação das operações logísticas da empresa.
A função armazenagem é relevante para a eficiência do processo logístico, pois acarreta desperdícios quando mal administrada. Assim, decorrente da falta de informação, muitas empresas não enfocam a armazenagem como um causador de custo, tornando-se uma área esquecida, visto as oportunidades de obtenção de lucros encontrarem-se na esfera da administração de materiais.
O galpão aonde a empresa esta instalada conta muito na infra-estrutura adequada, obter seu foco no planejamento físico do armazém, as áreas que serão evidenciadas, no entanto, estão inter-relacionadas com outros setores que não serão descartados pela sua importância para uma boa análise.
O arranjo físico tem a finalidade de melhorar a movimentação, reduzir o tempo de carregamento e aumentar a área de paletes disponíveis para armazenagem.
Podemos dizer que um projeto de um armazém deve avaliar muitos fatores em sua inter-relação com o desempenho e os custos da empresa, a fim de encontrar o sistema que otimiza as operações.
A reestruturação física é fundamental para o melhor desempenho da armazenagem pois disponibilizou uma área maior para armazenamento e redução das distâncias percorridas, contribuindo para redução dos custos variáveis do processo e do tempo médio de trânsito dos materiais.
O uso do WMS como ferramenta de amparo a operações de armazenagem.
O WMS permite agilizar as operações e controlar com mais acurácia a entrada e a expedição das mercadorias. Apesar de um investimento inicial alto, ele é amortizado devido aos benefícios obtidos, tais como a redução de custo e de desperdícios.
Um WMS é um sistema de gestão por software que melhora as operações do armazém, através do eficiente gerenciamento de informações e conclusão das tarefas, com um alto nível de controle e acuracidade do inventário, as informações gerenciadas são originadas de transportadoras, fabricantes, sistemas de informações de negócios, clientes e fornecedores. O WMS utiliza estas informações para receber, inspecionar, estocar, separar, embalar e expedir mercadorias da forma mais eficiente. A eficiência é obtida através do planejamento, roteirização e tarefas múltiplas dos diversos processos do armazém.
Os WMS otimizam todas as atividades operacionais e administrativas do processo de armazenagem tais como: recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e inventário, entre outras funções. Redução de custo e melhoria do serviço ao cliente são ganhos obtidos com a utilização destes sistemas pois a produtividade operacional tende a aumentar.
A implementação do WMS possibilita redução de custo, que é obtida através da melhoria da eficiência da mão-de-obra, resultando em um armazém que exige menor carga de trabalho, assim, reduz a necessidade de horas extras, de contratar pessoal adicional e de corrigir erros no ponto de verificação. Em um ambiente WMS em tempo real, os erros são descobertos e corrigidos imediatamente após terem sido cometidos. As economias de custo são também decorrentes da redução do inventário e da necessidade de expandir para instalações maiores.
Passo 2
Item 1
Passo 2
item 2
O desenvolvimento tecnológico dos processos de armazenagem se caracterizam pela evolução da tecnologia de informação utilizada nos cds e armazéns, tanto em hardware quanto em software (utilização do WMS).
O WMS é responsável
...