Atps fontes de energia
Por: carlos santiago • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.394 Palavras (10 Páginas) • 636 Visualizações
[pic 1]
FAA - FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
Curso de Engenharia Mecânica – 10º Período
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Atividade da disciplina de Fontes Alternativas de Energia, entregue como parte integrante da nota do 2°semestre.
Anápolis – GO
2º Semestre/2015
[pic 2]
FAA - FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
Curso de Engenharia Mecânica – 10º Período
ETAPAS 1, 2 & 4: Conversão Eletromecânica de Energia, Matriz Energética Nacional e Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia, Fontes Primarias e Secundárias
Carlos Santiago Leite | RA: 1106286519 |
João Américo Monteiro | RA: 1034974656 |
Lucas Guimarães Veiga | RA: 1116284743 |
Gabriela Cristine Abadia Amaral | RA: 3207280495 |
Tamirys Maria da Silva | RA: 3245563674 |
Anápolis – GO
2º Semestre/2015
Sumário
INTRODUÇÃO
ETAPA 1: Conversão Eletromecânica de Energia, Matriz Energética Nacional
1.1 Conversão Eletromecânica de Energia
1.2. Lei de conservação de energia
1.3. Balanço energético e perdas
1.4.Matriz energética brasileira
ETAPA 2. Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia. Fontes Primárias e secundárias.
2.1 Fontes Primárias e Secundárias de Energia.
2.2. fontes renováveis de energia
ETAPA 4. Cogeração de Energia
3.1 Cogeração de Energia Elétrica.
3.2 Aspectos Legais e Regulatórios.
3.3 Analise Econômica
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO
As etapas que serão apresentadas têm como objetivo apresentar, conversão eletromecânica de energia, matriz energética nacional e fontes renováveis e não renováveis de energia, fontes primarias e secundárias e cogeração de energia elétrica. No desenvolver das etapas também serão apresentados definições de conversão eletromecânica de energia, classificações de dispositivos capazes de converter formas de energia, leis e princípios físicos envolvidos nessas transformações, custo de implementação, lei de conservação de energia e balanço energético, tipos de perda na conversão de energia eletromecânica, fontes primaria e secundarias de energia, fontes renováveis de energia, aspectos legais e regulatórios e analise econômica para a cogeração de energia.
ETAPA 1: Conversão Eletromecânica de Energia, Matriz Energética Nacional
1.1 Conversão Eletromecânica de Energia
Trata se de um processo realizado através de um campo elétrico ou magnético de um dispositivo de conversão, como agente intermediário. Este processo é essencialmente reversível, exceto por uma pequena quantidade de energia que se é dissipada com o aquecimento.
Quanto a classificação dos dispositivos que realizam a conversão de energia podem ser pelo número de campos envolvidos como, dispositivos de excitação única, exercem forças de impulso não controladas. Ex.: relés, solenoides e atuadores diversos. Já os dispositivos de dois ou mais caminhos de excitação exercem forças proporcionais aos sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades geralmente trabalham em condições lineares onde a saída é proporcional à entrada. Ex: microfones, fonocaptadores e alto-falantes.
A conversão eletromecânica de energia envolve quatro formas de energia: elétrica, mecânica, magnética, calor.
As leis que determinam as relações características do acoplamento eletromecânico São: leis do campo elétrico e magnético, leis dos circuitos elétricos; leis de Newton da mecânica.
1.2. Lei de conservação de energia
Em física, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Está intimamente ligado com a própria definição da energia.
Um modo informal de enunciar essa lei é dizer que energia não pode ser criada nem destruída apenas transformada.
Deve-se ter atenção com o princípio de conservação da energia no que se refere a sua aplicação. Conservação da energia, em sentido amplo, de acordo com o modelo de Albert Einstein, diz respeito à conservação de uma medida que engloba massa e energia, dentro de um sistema isolado.
1.3. Balanço energético e perdas
Balanço de energia segue o Princípio da conservação de energia e é aplicável a todos os dispositivos de conversão de energia é ( entrada de energia de fonte elétrica = saída de energia mecânica + aumento da energia armazenada no campo de acoplamento, + energia convertida em calor). Agrupando-se as perdas de energia dos sistemas elétrico, mecânico e campo de acoplamento com os respectivos termos correspondentes, obtém-se um balanço de energia modificado( energia elétrica na entrada menos perdas resistivas = na mecânica na saída mais perdas por atrito e ventilação + Aumento na energia armazenada no campo de acoplamento mais perdas associadas)
...