Atps topografia anhanguera
Por: Diego Dhs Henrique • 10/5/2017 • Relatório de pesquisa • 470 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS DE BELO HORIZONTE
UNIDADE 2 – ANTÔNIO CARLOS
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO
PROFESSOR: LEONARDO PEDROSA
Topografia e Georreferenciamento
Alexandre Moura - 8203948646
Barbara Priscy - 1590903568
Breno Menezes-4211776610
Diego Henrique - 8205961403
Gabriela Gomes - 8204948719
Paulinho Fátima - 2400004745
Paulo Ricardo - 1299547276
Talles Alberto - 8207964688
7º Período Noite
Belo Horizonte, abril de 2017.
Sumário
- Objetivos 3
- Introdução 4
Topografia 4
- Procedimentos 5
- Dados Coletados Em Campo 5
Objetivos
Levantar dados em função da área do bloco seis, sendo a área vazia e a área contruida, medindo com o teodolito e trena e bussola.
Introdução
Topografia
A Topografia estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos. Pode ser dividida em planimetria e altimetria. Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.
Em diversos trabalhos a Topografia está presente na etapa de planejamento e projeto, fornecendo informações sobre o terreno; na execução e acompanhamento da obra; realizando locações e fazendo verificações métricas; e finalmente no monitoramento da obra após a sua execução, para determinar, por exemplo, deslocamentos de estruturas. 1.2 - Sistemas de Coordenadas Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação de coordenadas relativas de pontos. Para tanto, é necessário que estas sejam expressas em um sistema de coordenadas. São utilizados basicamente dois tipos de sistemas para definição unívoca da posição tridimensional de pontos: sistemas de coordenadas cartesianas e sistemas de coordenadas esféricas. Sistemas de Coordenadas Cartesianas Quando se posiciona um ponto nada mais está se fazendo do que atribuindo coordenadas ao mesmo. Estas coordenadas por sua vez deverão estar referenciadas a um sistema de coordenadas. Existem diversos sistemas de coordenadas, alguns amplamente empregados em Geometria e Trigonometria, por exemplo. Estes sistemas normalmente representam um ponto no espaço bidimensional ou tridimensional.
Prática
Lista de materiais
-Teodolito
- Tripé de alumínio
-Mira topográfica
- Balizas
-bussola
-trena
Procedimentos
Instalação do equipamento e medições
O primeiro passo foi estacionar o tripé sobre a estaca de referência tentando visualiza-la pela parte superior do tripé, de maneira que ficasse o mais nivelado possível, à princípio a olho nu. Feito isso, instalamos o teodolito sobre o tripé com o parafuso de fixação, fizemos a regulagem fina observando nível de bolha e ajustamos através dos parafusos.
Desta maneira damos início a medição com a primeira visada em ré, direcionando-o para a mira, visto isso continuamos com as medições até o final da poligonal. Sendo acompanhado pela trena e bussola na sequência.
...