Atps.doc. Administracao Publica 2012
Monografias: Atps.doc. Administracao Publica 2012. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamiressf • 1/6/2014 • 1.447 Palavras (6 Páginas) • 326 Visualizações
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento dos acadêmicos na temática gestão pública tanto na esfera privada, quanto no setor público. Tendo em vista que muitos agentes públicos trabalham em órgãos núcleos burocráticos da administração pública. Saber definir burocracia e entender um pouco desta palavra que nos acompanha no nosso dia a dia em vários órgãos e entidades.
A administração é baseada no esforço cooperativo do homem por meio das organizações. A atividade organizacional é o objeto da administração. Inicialmente, seu objeto era simplesmente ligado à área fabril, depois se estendeu as indústrias e mais adiante, a todo tipo de organização humana, passando gradativamente a envolver o intercambio entre as organizações e seus ambientes. A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios entes que compõem a República Federativa do Brasil, são dotados de autonomia política e administrativa, ou seja, cada um deles detém poderes para governar e administrar a si próprio. Pois governar é decidir, comandar, impor, seja por meio de leis ou por outros atos normativos, seja por meio de decisões judiciais.
Governar é função dos poderes conjuntamente: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já administrar é executar cumprir decisões, comandos ou imposições governamentais, tarefa da administração publica.
Desenvolvimento
Etapa 1
O burocrata atual esta inserido num conjunto de funções que se distribuem em cargos, permitindo a divisão de trabalho, a especialização funcional e a identificação pontual dos deveres oficiais. Uma vez criado e regulamentado, o cargo tende a continuar existindo independentemente da pessoa que o ocupa, pois o enfoque recai sobre a função e não sobre as pessoas que a executam. A lógica burocrática pode ser aplicada tanto na administração publica estatal, quanto na administração privada.
Na administração privada a racionalização torna a vida cotidiana previsível por meio de regras racionais pré - estabelecidas, de forma a afastar o autoritarismo desestabilizador, que impedia o desenvolvimento de situações calculáveis e permanentes.com isso a empresa capitalista recorreu à organização burocrática, pois o empregado realiza funções especializadas por meio de procedimentos racionais, disciplinados, previsíveis e eficientes, sem deter os meios de produção, obedecendo às regras estatuídas pela empresa em função, prioritariamente, da dominação racional-legal.
Na administração estatal o estado encontrou na burocracia a condição indispensável para seu desenvolvimento. Alem de ser o tipo mais puro de dominação racional-legal, burocracia favorece a criação de um sistema ágil de finanças publicas capas de sustentar exércitos permanentes.
A burocracia esta em âmbito mundial devido ao seu alto grau de complexidade estabelecido pela sociedade moderna. Este sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens influenciando diretamente nas vidas dos indivíduos que utilizam e depende deste problema.
Na linguagem popular o termo burocracia esta relacionado a defeitos e imperfeições, percebe-se que a mesma não esta bem definida para seus usuários, mas de forma sucinta e pratica vamos rever onde realmente há imperfeições no sistema, ou apenas um mau uso.
Para weber o surgimento da sociologia da burocracia mostra como as pessoas devem ser pagas para agir e se comportar de maneira preestabelecida na organização. Isto quer dizer que a organização funciona como um mini estado no qual e regido por legislação e normas próprias e pré estabelecidas que legitimem a capacidade de impor autoridade e disciplina buscando atingir os objetivos organizacionais. Conforme chiavaneto a burocracia nasceu como forma de organização humana e racional com intuito de alcançar a máxima eficiência garantindo bons resultados.com as funções delegadas aos indivíduos são estudadas racionalmente para atingir os fins.com isso o funcionário especializado tem um único objetivo,esta característica e necessária para aumentar a produtividade, e excessiva procura pela eficiência,a lei, do mais o objetivo nasce na cúpula, onde são definidas as funções do individuo.
No artigo cara e coroa o conceito popular de burocracia e visto como uma empresa ou organização onde os papeis se multiplicam, impedindo as soluções rápidas ou eficientes.
Este conceito para weber esta equivocado, pois o verdadeiro sentido da burocracia e a organização eficiente por excelência, ou seja, uma organização na qual o individuo procura oferecer respostas as suas necessidades, e para isso a eficiência precisa do entendimento a cerca de suas características. A organização transforma-se num mini estado, no qual e regido por legislação própria. De forma racional e coerente as normas e regras legitimam a capacidade impor autoridade e disciplina buscando sempre atingir os objetivos organizacionais. Por serem escritos, delimitam qual a função a ser desempenhada por cada cargo,portanto a substituição de funcionário não influencia no desempenho de função.Com isso a alta administração mantém mais firme o controle e facilita o trabalho destes, e não precisa a cada momento esta medindo as conseqüências vantajosas e desvantajosas de um ato antes de agir.
Devido à existência documentar todos os acontecimentos organizacionais, cria-se a maior e mais conhecida disfunção da burocracia, a famosa papelada, sendo tal termo muitas vezes confundido com a própria burocracia.
Etapa 2
Para Hannah arendt na teoria do dente da engrenagem cada dente e como se fosse uma pessoa que pode ser descartável sem alterar o sistema. Uma vez que a burocracia torna as responsabilidades pré-definidas pela organização no cargo e, não em pessoas, as ações e omissões administrativas tendem a encontrar abrigo nas falhas do sistema burocrático.
Etapa 3
O perfil do agente publica e sua capacitação com base no livro texto visa à descentralização das competências decisórias para os agentes de execução, confiando em sua capacidade
...