Auditoria Normatização e Certificações
Por: rhdias • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES
PORTFÓLIO 01
ESTUDO DE CASO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
PORTFÓLIO 01
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Auditoria, Normatização e Certificações.
Prof. Walter Antônio da Silva Costa
Guarulhos
2014
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- Segundo a Norma NBR ISO 10011-1 (Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria) quais os objetivos das auditorias? São realizadas porque razões? Como deve ser o planejamento das auditorias?
R. A auditoria tem os seguintes objetivos: determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos do sistema da qualidade, determinar a eficácia do sistema da qualidade implementado, prover ao auditado a oportunidade de melhoria, atender os requisitos regulamentares e permitir o cadastramento do sistema da qualidade da organização auditada em um registro.
As razões para as auditorias serem realizadas são: avaliar inicialmente um fornecedor quando se pretende iniciar uma relação contratual, verificar se o sistema de qualidade da própria organizaçãocontinua a atender os requisitos especificados e se eta sendo implementado e avaliar o sistema da própria organização frente a uma norma de sistema da qualidade.
O planejamento da auditoria deve ser um plano aprovado pelo ciente e comunicado aos auditores e ao auditado com flexibilidade para permitir mudanças dando ênfase às informações obtidas durante a auditoria. Os planos devem conter os objetivo e escopo, identificação dos indivíduos, identificação dos documentos de referência, identificação dos membros da equipe auditora, idioma, data e local, tempo previsto, critérios de confidencialidade e distribuição de relatório de auditoria.
- Quais as diferenças entre as normas NBR ISO 10011-1, NBR ISO 10011-2 e NBR ISO 10011-3 para orientação?
R. A 10011-1 trata de diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade, a 10011-2 as diretrizes para qualificação de auditores de sistemas da qualidade e a 1011-3 as diretrizes básicas para gerencar os programas de sistemas da qualidade.
- De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), qual é a definição de auditoria?
Auditoria é o processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.
- De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais são os princípios de auditoria?
Os principios são: conduta ética, apresentação justa, devido cuidado profissional, independência e abordagem baseada em evidências.
- De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais são os principais procedimentos do programa de auditoria?
Os principais procedimentos são: planejar e programas auditorias, assegurar a competência de auditores e líderes de equipe de auditoria, selecionar equipes de auditorias apropriadas e designar funções e responsabilidades, realizar auditorias, realizar ações de acompanhamento, manter registros do programa, informar a alta direção as realizações globais do programa de auditoria.
- Há basicamente dois tipos de não conformidade dentro de uma organização que implantam um sistema de qualidade, como por exemplo: ISO 9001. O que é uma não-conformidade maior? Cite um exemplo que ocorre na empresa em que você trabalha. Cite o nome da empresa e ramo de atividade.
Não conformidade maior é a ausência, falta total ou incumprimento sistemático de uma cláusula / sub–cláusula ou requisito a norma de referência e que coloque em causa o sistema de gestão da qualidade, ou quando, com base em evidência objetiva, sejam consideradas dúvidas significativas sobre a sua capacidade em assegurar os resultados e eficácia; O incumprimento da regulamentação aplicável ou outros acordos subscritos pela organização que ponham em causa o sistema de gestão. Como exemplo posso citar na empresa em que trabalho quando alguma documentação referente a alguma norma de certificação de motores não está sendo atendida. Trabalho na Cummins Brasil, fabricante de motores diesel.
...