TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria, normalização e certificação

Por:   •  11/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

ENGENHARIA DE PRODUçÃO – 4ª SEMESTRE

RODRIGO JOHNATAN DA COSTA - 261482012

portfólio 1

Auditoria, Normatização e Certificação

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

rODRIGO JOHNATAN DA COSTA

portfólio 1

Auditoria, Normatização e Certificação

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Auditoria, Normatização e Certificação.

Professor: Paulo Walter Antonio

Guarulhos

2015


[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Os principais objetivos de uma auditoria são, determinar se um sistema está eficaz em atender seus objetivos, procurar conformidades e não conformidades para saber se estão dentro de seus requisitos ou não, padronizar os requisitos para serem seguidos, obter uma melhoria continua nos processos e em outros casos auxiliar a empresa a obter algum tipo de certificação.

Normalmente auditorias são realizadas com o intuito de proporcionar a alta diretoria uma auto confiança em seus processos, detectar se a algum tipo de problema dentro da empresa e que possa ser resolvido, adquirir uma maior confiança de seus clientes.

Uma auditoria entra em ação quando a empresa detecta ou está em dúvida de algum tipo de processo. Geralmente a empresa possui um plano a ser seguido, o planejamento da auditoria e implantado quando esses requisitos não estão sendo seguidos conforme o planejado, uma documentação deve ser criada com esse planejamento e quando implantada a auditoria e realizado uma pesquisa para se saber onde se encontra o problema e propor uma solução.

Os auditores devem ser capacitados e ter o conhecimento das normas ISO9001 atualizados, não devem ser auditores de seus próprios processos, devem usar a objetividade e imparcialidade.

  1. Ambas normas estão dentro da auditoria de qualidade, porem foram substituídas pela então norma presente 19011:2012 que tem o intuito de fornecer orientações sobre auditoria para sistemas voltados a gestores, utilizando os princípios de uma auditoria, gestão de programas, como também avalia a competência das pessoas envolvidas neste processo de auditoria.

Porem se fosse para tentar diferenciar estas 3 normas antigas seria da seguinte forma:

  • ISO10011-1 – Destacamos como o processo da auditoria realizado.
  • ISO10011-2 – São os critérios de qualificação das auditorias.
  • ISO10011-3 – Voltada para a gestão dos processos de uma auditoria.

  1. Auditoria e uma análise sistemática de algum tipo de atividade desenvolvida por uma empresa ou setor em especifico, tendo como seu objetivo realizar uma averiguação para se saber se as atividades estão sendo seguidas de acordo aos regulamentos internos da empresa ou as normas técnicas já estabelecidas.

Gerencialmente definimos auditorias ambientais como um processo sistemático a qual a empresa ou setor irá avaliar suas adequa dações e critérios ambientais preestabelecidos, onde podem ser normas técnicas, requisitos legais, exigências definidas pelos clientes ou pela própria empresa.

Os profissionais capacitados para participarem de auditorias devem ser certificados e devem seguir com rigor as normas profissionais.

  1. Para que uma auditoria seja realizada adequadamente para obter uma conclusão satisfatória, e necessário que os princípios definidos na norma ISO19011 que se trata de sistema de gestão da qualidade e ambiental, sejam seguidos adequadamente ou de forma que seja melhor que o descrito na norma, são os seguintes princípios:
  • Conduta Ética – um auditor não deve se deixar influenciar por agrados, elogios ou subornos, deve ser rígido de forma que a norma seja seguida corretamente.
  • Apresentação justa – o auditor deve relatar tudo que se tem que observar em uma auditoria digna, zelar e observar todos os requisitos do que está sendo auditado.
  • Devido cuidado profissional – o auditor deve transmitir confiança ao contratante e seguir rigorosamente todos os parâmetros de uma auditoria, deve se auditar com extremo cuidado e zelo, ser atencioso, educado, habilitado para essa função e antes de tudo ter um treinamento adequado.
  • Independência – a empresa ou setor selecionada deve ser auditado por alguém que não seja da área em especifico ou que não tenha nenhum tipo de vínculo familiar.
  • Abordagem baseada em evidência – e o método racional para se alcançar suas conclusões de auditoria que transmitam confiança que tenha repercutido em um a melhoria ao sistema auditado. Não de se ter dúvidas ou tem uma não conformidade ou não tem, ou está errado ou certo, nesses requisitos não existe meio termo.

  1. Procedimentos de uma auditoria se trata do conjunto de verificações e averiguações previstas para um programa de auditoria, assim, permitindo obter evidências ou provas para analisar um processo e detectar suas falhas e procurar enquadra-las dentro do regulamento da empresa ou setor ou dentro das normas pré-estabelecidas.

O procedimento representa a essência da auditoria, onde e definido o ponto de controle onde se deve ser feita a auditoria. Os principais procedimentos em uma auditoria:

  • Planejamento – onde se identifica as necessidades e os pontos a serem auditados.
  • Preparação – onde são desenvolvidos planos de ação para serem executados dentro de um processo.
  • Realização – onde se dá início a auditoria.
  • Relatório – onde e criado uma lista de conformidades e não-conformidades.
  • Seguimentos – onde se analisa a medida a ser tomada assim fazendo a implantação do plano.

  1. Uma não-conformidade maior e descrita quando um requisito inteiro da norma não é atendido assim podemos caracterizar como uma falha em série. Outra forma de identificarmos este fato seria quando um produto for constatado com falha e este mesmo produto chegar às mãos do cliente.

Um exemplo que posso constatar como uma não-conformidade maior na empresa em que trabalho (Metalúrgica Arujá) que atua no ramo de estamparia e soldas automotivas, seria a produção da coluna frontal do Uno fornecido ao Grupo Fiat, que saiu da linha de fabricação com 2 furos faltando que não foram constatados dentro de nossa empresa, assim a peça chegou ao nosso cliente (Fiat) com a devida falha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com