Auditoria preliminar
Ensaio: Auditoria preliminar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniciusgalvao85 • 26/8/2014 • Ensaio • 943 Palavras (4 Páginas) • 438 Visualizações
1. Quando se deve solicitar uma pré-auditoria de certificação?
Não tem uma data especifica para solicitar uma Pré-Auditoria, porém recomenda-se realizar na fase final de implementação do sistema para verificar as não conformidades do sistema. Geralmente essas Pré-Auditorias são realizadas um mês antes da Auditoria de Certificação.
2. Para que serve uma pré-auditoria?
No início da década de 90, as empresas solicitavam suas auditorias de certificação sem nenhuma checagem prévia. Normalmente os auditores detectavam problemas conceituais, como por exemplo, não aplicação de requisitos que influenciavam a qualidade. Nestes casos, a certificação não podia ser recomendada, causando transtornos para a empresa e uma grande decepção. Muitas vezes, os problemas eram causados pela interpretação incorreta da norma. Com esta experiência adquirida, os organismos certificadores em todo o mundo passaram a realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos na certificação por problemas de interpretação ou adequação.
3. Como é feita uma pré-auditoria?
A Pré-Auditoria segue basicamente os mesmos passos da auditoria inicial. Este é o primeiro contato “in loco” com a equipe auditora e serve para “quebrar o gelo”, diminuindo a ansiedade da empresa. Na Pré-Auditoria são seguidos todos os passos da auditoria de certificação: reunião de abertura, investigação, relato das não-conformidades e reunião de encerramento. Geralmente, o auditor da auditoria de certificação será o mesmo da pré-auditoria.
A Pré-Auditoria tem como objetivo analisar criticamente a adequação do Sistema de Boas Práticas de Fabricação. Isto significa que os procedimentos e práticas serão verificados em relação a sua adequação ao Manual de Boas Práticas de Fabricação. Ao final da Pré-Auditoria, a empresa recebe um relatório contendo os itens que devem ser corrigidos antes da auditoria de certificação.
4. Qual é o prazo padrão entre uma pré-auditoria e a auditoria de certificação?
Não existem prazos formais definidos. A data da auditoria de certificação deve ser marcada em função dos resultados da Pré-Auditoria. Se a Pré-Auditoria não detectou problemas graves e o sistema esta maduro na sua implementação, a auditoria de certificação pode ser agendada após uma ou duas semanas. Se ao contrário, a Pré-Auditoria detectou muitos problemas que demoram a ser corrigidos, o prazo pode se estender a até alguns meses. Normalmente, existe um prazo de um mês entre a Pré-Auditoria e a Auditoria de Certificação.
5. É possível pular a pré-auditoria e ir direto para a auditoria de certificação?
Sim. Geralmente é recomendado a Pré-Auditoria para analisar criticamente a adequação do Sistema de Boas Práticas de Fabricação, porém se empresa se sentir segura na adequação e conformidade de seu sistema, não há problema algum em ir direto para a Auditoria.
6. Quem faz parte da equipe auditora?
A equipe auditora geralmente é formada por dois auditores, geralmente um deles sendo o auditor líder que fica sendo responsável direto pela auditoria e o outro auxilia durante a auditoria. Estes auditores são profissionais com experiência em auditorias e conhecimento do seu ramo de negócio. Para ser auditor líder, o mesmo deve ter acompanhado no mínimo três auditorias de certificação.
7. Se o auditor não achar problemas na pré-auditoria é possível a organização já receber o certificado?
Não. Como o próprio nome já diz, Pré-Auditoria é apenas uma verificação prévia do sistema com a finalidade de evidenciar possíveis não conformidades no sistema. A verificação da implementação dos procedimentos é feita na auditoria de certificação, que não pode ser dispensada de forma alguma.
8. Para que servem as auditorias de acompanhamento in loco?
As auditorias “In Loco”
...