Aula De Teste Aquatico
Monografias: Aula De Teste Aquatico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fefeaf • 16/5/2013 • 639 Palavras (3 Páginas) • 641 Visualizações
Atividade Substitutiva Aula 16.05.2013 – Macroeconomia
Questão 1: Segundo um economista chamado Vito Tanzi, existe uma distorção provocado por altas taxas de inflação, que foi chamado de Efeito Tanzi ou Efeito Oliver-Tanzi. Explique e Exemplifique com dados da economia brasileira.
R: A partir da implantação do plano REAL ocorreu uma maior facilidade por parte do povo de entender a nossa economia , iniciativas como a privatização e a implantação de sistemas de proteção do sistema bancário fizeram com que a economia tenha crescido com mais vigor e maior justiça social.Dados coletados a partir de analises do PIB mostram que a geração de emprego e rende vem aumentando mesmo que de forma modesta. Para que falava sobre ecinomia brasileira no exterior se deparava com enormes dificuldades como por exemplo explicar as taxas absurdas de inflação; a indexação dos valores monetários; e o crescimento dos saldos dos empréstimos de qualquer natureza. Por outro lado, no Brasil há, ainda hoje, um absurdo desconhecimento técnico e político sobre alguns fenômenos econômicos conhecidos no exterior. Por Exemplo o efeito concebido pelo italiano Vito Tanzi –economista do Banco Mundial. O efeito Tanzi relaciona preços de mercadorias e de serviços; inflação; fato gerador de tributos e arrecadação de impostos e taxas.Basicamente, quanto maior a inflação, menor a arrecadação real de impostos.A inflação influencia diretamente a arrecadação fiscal dos governos. No Brasil – onde a carga tributária oscila entre 36% a 40% do PIB –, quando os governos desejam maior arrecadação fiscal costumam aumentar as alíquotas de impostos e taxas correspondentes (pouco se lhes importa melhorar a gestão pública). Por igual, mal sabem que o estranho “efeito Tanzi”, por consequência, induz ao fato de que se forem menores essas alíquotas de impostos e taxas, maior será a arrecadação de tributos. Há, ainda, algumas explicações mais singelas, por exemplo, menos impostos estimulam o surgimento de novas empresas e negócios, logo maior arrecadação fiscal. Ao revés, mais impostos provocam a sonegação fiscal.
Questão 2: Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que provocam.
R: A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
A inflação pode ser dividida em:
Inflação de Demanda
É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
Inflação de Custos
É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento
...