Automação Residencial por Comando de Voz
Por: karinereis24 • 26/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.133 Palavras (9 Páginas) • 427 Visualizações
Celso Guazzelli Neto
Igor Augusto Castilho de Albuquerque
Karine Reis da Silva
Marcel de Vasconcelos
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL POR COMANDO DE VOZ
Sorocaba
2016
Celso Guazzelli Neto RA: 4211797906
Igor Augusto Castilho de Albuquerque RA:3730725523
Karine Reis da Silva RA: 4251857820
Marcel de Vasconcelos RA: 4412893903
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL POR COMANDO DE VOZ
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Controle e Automação da Instituição Anhanguera de Sorocaba
Orientador: Vitor Augusto Sborgi Lovo
Sorocaba
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVO 6
3.1 OBJETIVOS GERAIS 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4 FUNDAMENTAÇÃO 7
4.1 AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM COMANDO DE VOZ 7
4.2 AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL 7
4.3 ARDUINO 8
4.4 CONTROLE PID 8
5 METODOLOGIA 10
5.1 CONHECENDO A PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA ARDUINO 12
5.2 PEÇAS E MATERIAIS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO 13
5.3 RELÉS 14
5.4 RESISTOR 15
5.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
6 CRONOGRAMA 18
7 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Domótica ou Automação Residencial, é uma tecnologia que permite a gestão do controle de recursos habitacionais, ou seja, do nosso dia a dia.
Há casos que o ligar de uma lâmpada se torna inviável pela devida dificuldade de acesso a um interruptor, trata-se de pessoas com necessidades especiais.
O projeto visa além de buscar conforto, comodidade e alta tecnologia, nossa ideia central é buscar o público que necessitam utilizar a voz como o recurso principal, para substituir a função que seus membros executariam para ativar e desativar dispositivos como lâmpadas e equipamentos através de interruptores.
São atividades que se tornam simples a nosso ver, mais são obstáculos que eles se deparam todo dia, a automação será a ferramenta necessária para a busca da devolução da dependência do indivíduo.
1.1 PROBLEMA
Como o desenvolvimento de um sistema responsável pelo controle de dispositivos através de reconhecimento de voz pode substituir as necessidades da utilização de interruptores para o monitoramento de iluminações, dispositivos elétricos, trazendo acessibilidade aos portadores de deficiência e incluindo e incluindo praticidade nas atividades cotidianas?
2 JUSTIFICATIVA
A grande explosão de tabletes, celulares permitiram uma maior facilidade de acesso à internet.
Na atualidade, além de possuir acesso à internet, viraram ferramentas de dispositivos habitacionais, dispositivos residenciais, com intuito de facilitador de tarefas.
A automação residencial é muito utilizada hoje em dia para a busca de um ambiente modernizado, com diversas facilidades tecnológicas proporcionando maior conforto.
Como a evolução da tecnologia é constante, podemos demonstrar através de diagnósticos e prognósticos essa evolução.
A explosão de quantidades de usuários que utilizam smartphones, tabletes são grandes contribuidores a alta procura e popularidade da automação residencial.
Olhando para o futuro, o Cisco IBSG prevê que haverá 50 bilhões de dispositivos com acesso à internet até 2020, devido ao surgimento da Internet da Coisas, onde haverá mais dispositivos “pendurados” a internet.
Através desta mesma tecnologia, podemos utilizá-la para outros fins, em busca de utilizar esses recursos mais sofisticados, que atualmente são mais expressivos na utilização à modernização, em acessibilidade ao usuário.
O projeto é desenvolvido para a automação em residências, com intuito de facilitar o acesso de monitoramento de dispositivos elétricos por comando de voz, pela devida inviabilidade que esse público possui para controlar objetos que estão presentes em seu dia a dia.
Sabe –se que o abrir de uma porta, o ligar de uma lâmpada, o deslocar de uma cortina, praticamente é uma tarefa infactível, que faz transfigurar algo tão praticável e tão simples a nosso ver, em uma tarefa ímproba.
Conceder a independência ao indivíduo, através de um implemento tecnológico, pode devolver a autoestima, o conforto, e privar do pensamento de inutilidade, e incapacidade, buscando inserir esse público a praticar tarefas que são executadas no cotidiano.
3 OBJETIVO
3.1 OBJETIVOS GERAIS
Elaborar um projeto que busque a inovação tecnológica, entretenimento, acessibilidade e praticidade através de um sistema programável por reconhecimento de voz do usuário, que atue no controle e no monitoramento de iluminações e dispositivos elétricos de uma residência.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Mostrar a importância da aplicação de um projeto residencial através de um controle por comando de voz
• Mostrar as vantagens propiciadas por um sistema inteligente residencial como, bem-estar, comodidade e praticidade.
• Apontar características e aplicabilidades de acordo com
...