Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos
Por: uedjatatyane • 6/6/2016 • Abstract • 444 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]Curso De Engenharia Ambiental- 9º Período
Avaliação de Impactos Ambientais
Docente: Diego Freitas Rodrigues
Discentes: Uedja Tatyane G. Medeiros
Resumo: Identificação de impactos.
SANCHER. L. E. Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos. 2º ed. São Paulo: Oficina de textos, 2013. Pag.200-242.
Identificação de impactos prováveis tem como pontos de partida o entendimento das atividades e operações integrantes do projeto e de suas alternativas, acompanhada do reconhecimento das características básica do meio ambiente que poderá ser afetado, sendo estas informações de extrema relevância para formulação de hipóteses sobre as modificações ambientais induzidas pelo empreendimento. Várias bases podem ser utilizadas para formulação de hipóteses, de estudo de casos de empreendimentos similares, publicações especializadas em avaliação de impacto ambiental, a conhecimento dos profissionais elaboradores do EIA.
Posteriormente deve ser realizada a identificação das causas dos impactos, tendo clareza que ações e atividades de caráter tecnológico são as causas e os impactos são as consequências que podem vir a acontecer nos receptores ambientais. Devem ser levadas em consideração todas as etapas do empreendimento, planejamento, implementação, operação, desativação, fechamento, tendo em vista que impactos significativos podem ocorrer em qualquer parte do processo. Realizada a identificação das informações necessárias sobre o meio ambiente possivelmente modificado, poderá se prever a magnitude dos impactos, determinação de medidas de gestão, mitigadoras visando reduzir ou compensar os impactos adversos.
Como auxilio na identificação de impactos, podem ser utilizadas ferramentas, listas de verificação (checklist): rápido e práticos de usar e possui caráter genérico, matrizes: composta de listas em forma de linhas e colunas, no qual os impactos (magnitude e significância) são assinalados nas células da matriz e por fim os diagramas de interação: indicam as relações conceituais de causa e efeito a partir de uma ação impactante.
O termo avaliação de impactos cumulativos ou acumulativos é utilizado para impactos ambientais provenientes da soma de outros impactos ou por cadeias de impactos que se somam, gerado por diversos empreendimentos isolados, porém adjacentes num mesmo sistema ambiental. Muitas vezes estes impactos não integram a avaliação total pois os impactos levados em consideração são aqueles que poderão ocorrer a nível de projeto.
Conclui-se que a adoção de uma abordagem ordenada e sistemática de causas e consequências, ação ou atividade que gera o aspecto ambiental ou alteração de processo que resulta em impacto ambiental, facilita a identificação de todos os impactos relevantes, para que assim possa se desenvolver e planejar as etapas posteriores.
...