Conceitos de impacto ambiental
Por: thaizefabretti • 29/6/2021 • Trabalho acadêmico • 2.743 Palavras (11 Páginas) • 199 Visualizações
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FEC UNICAMP
IC-474 Impactos Ambientais Obras Hidráulicas.
O processo de AIA pode ser dividido em duas fases principais, quais seriam elas e qual a função de cada uma?
A primeira fase ou fase inicial seria a fase onde seria decidido o enfoque do estudo onde seriam compreendidas as atividades propostas, categorização das mesmas e, caso necessário, seria conduzida uma avaliação preliminar.
A segunda fase seria o estudo completo do AIA caso seja considerado necessário necessário na fase inicial e compreenderia: definição do escopo, avaliação a situação de base, identificação e escolha das alternativas, identificação e caracterização dos impactos potenciais das atividades propostas e alternativas, desenvolvimento do plano de mitigação e monitoramento e, finalmente, comunicação e documentação de todo o processo.
Apresente um esquema simplificado do Processo de AIA, elaborado a partir dos seus conhecimentos e da leitura da bibliografia sugerida.
Podemos afirmar que todos os processos de AIA começam com a compreensão “do que está sendo projetado (obra, atividade, etc)?” e “de porque está sendo projetado?”. Quais ou qual o objetivo desta compreensão?
Sim, para podermos avaliar o impacto de uma atividade precisamos entender o objetivo da mesma e, desta forma, identificar alternativas ambientalmente saudáveis para o projeto viabilizando a continuação do mesmo.
Dentro da FASE 1, podemos destacar a CATEGORIZAÇÃO. O que podemos afirmar sobre essa etapa? Isso requer análise e detalhamento? Quais categorias podem ser utilizadas nessa etapa?
A categorização tem por finalidade classificar a atividade em categoria de risco: muito baixo, moderado ou desconhecido ou muito alto.
Se o risco for muito baixo o processo de AIA acaba, caso o risco seja moderado ou desconhecido será feita uma avaliação preliminar e, finalmente, se o risco for muito alto, é feita uma avaliação de impacto ambiental completa.
Dessa forma, a importância da categorização é determinar o passo seguinte do processo de AIA.
Em relação a pergunta nº 04, existe no estado de São Paulo, alguma definição específica a respeito disso?
Na hierarquia legislativa, no Estado de São Paulo atende-se primeiramente à Resolução CONAMA Nº 237, em seguida, às diretrizes da CETESB, e, em por último e, quando aplicável, a Resolução SMA - 22, de 15-4-2009.
Qual o objetivo da Avaliação Preliminar, ainda dentro da FASE I. Qual o delineamento típico desta avaliação?
O objetivo de uma Avaliação Preliminar é fornecer documentação e análise que permita determinar probabilidade de acontecerem impactos adversos significativos, permitir ao revisor concordar ou discordar com as determinações feitas pelo preparador, estipular a mitigação e monitoramento para os impactos adversos. Esta etapa só é realizada para impactos de categorias moderada ou desconhecida.
O delineamento típico desta avaliação é:
Introdução (objetivo de desenvolvimento, lista das atividades);
Descrição da situação de base;
Avaliação dos impactos ambientais potenciais;
Mitigação e monitoramento;
Conclusões e recomendações.
Na avaliação preliminar são três as possíveis conclusões para cada atividade analisada: o projeto não trará impactos adversos significativos e, neste caso, o processo AIA não continua, com a mitigação e monitoramento o projeto apresenta poucas probabilidades de trazer um impacto adverso ou o projeto apresenta grandes probabilidades de trazer impactos adversos e, neste caso, é necessário um estudo completo de avaliação de impacto ambiental.
O que se entende por Mitigação e Monitoramento, dentro do processo de AIA?
Segundo Sanchez (2020) mitigação dentro do processo de AIA “abarca desde a prevenção até a compensação” de impactos adversos onde, “a prevenção pode demandar modificação no projeto para evitar” tais impactos.
O monitoramento “deve permitir confirmar ou não as previsões feitas pelo estudo de impacto ambiental, constatar se o empreendimento atende aos requisitos aplicáveis (exigências legais, condições de licença ambiental, requisitos de desempenho ambiental e social e outros compromissos) e, por conseguinte, alertar sobre a necessidade de ajustes de correções”.
Quais os três passos para chegar a conclusões na AVALIAÇÃO PRELIMINAR?
Os três passos para chegar a conclusões na avaliação preliminar são:
Identificar os impactos potenciais
Julgar a significância destes impactos potenciais
Predizer os impactos potenciais
Qual a condição para seguir para a FASE II do Processo de AIA?.
A Fase II do processo de AIA só é realizada se for constatado na Fase I que é provável que haja impactos significativos e que é necessária uma avaliação de impacto ambiental completa.
O que muda na FASE II em relação a FASE I.
Na fase II há um esforço muito mais completo e significa que na fase I: a análise dos impactos ambientais é muito mais detalhada, as alternativas devem ser definidas formalmente, os impactos de cada alternativa devem ser identificados e avaliados, e os resultados devem ser comparados Além disto, na Fase II muitas vezes é incluída a participação pública e uma equipe profissional de avaliação de impacto ambiental é requerida.
Quais os atores envolvidos no EIA?
Os atores envolvidos no EIA são: as agências reguladoras, as autoridades da revisão, o promotor da atividade, a sociedade civil e o setor privado.
O
...