Avaliação de Impactos Ambientais
Por: RilvanGomes • 30/3/2022 • Trabalho acadêmico • 858 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
Página 1 de 4
[pic 1]
Avaliação da Aprendizagem: A3 | ||
Curso: Eng. Ambiental e Sanitária | Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | Data: |
Turma: | Professor (a): Thiago Bandeira | Valor 2,0 |
Aluno: Rilvan gomes dos Santos Matricula: fc20185690 | Nota: |
PROVA - AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM A3
- A análise de riscos ambientais está relacionada à avaliação preliminar de uma possibilidade de ocorrência de um acidente e sua consequência no âmbito social, econômico e ambiental para o país. Em outras palavras, trata-se da identificação de situações de risco em qualquer empreendimento em funcionamento e as consequências ao meio ambiente, à comunidade, ao próprio empreendimento e aos seus funcionários.
- Quais as fases de avaliação de riscos sanitários e ambientais?
- a avaliação de riscos constitui etapa intermediária entre a pesquisa e o gerenciamento de riscos. Suas etapas são (Figura 1): 1) identificação de perigo; 2) avaliação da relação dose-resposta; 3) avaliação de exposição; e 4) caracterização de riscos.
- Quais são as Principais Técnicas de Análise de Risco Ambiental?
- As técnicas de análise de risco são de fundamental importância para o gerenciamento de risco, no sentido de evitar acidentes ou a repetição deles, como também evitar perdas e danos. Análise Preliminar de Riscos, Análise de árvore de falha,Arvore de causa, Análises de modo de falhas e efeitos, Estudo de perigo e operabilidade, tecnicas de incidentes críticos e Análises de Riscos.
- Explique a metodologia de Avaliação de Risco Ambiental denominada "Análise da arvore de falhas".
- A metodologia da AAF consiste na construção de um processo lógico dedutivo que, partindo de um evento indesejado pré-definido (hipótese acidental), busca as suas possíveis causas. A árvore de falhas é uma ferramenta que serve para analisar diversos fatores relacionados às falhas, sejam eles causas, consequências e analise de tempos para reparos etc.
- De acordo com a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que trata do Estatuto da Cidade, o estudo de impacto de vizinhança será executado de modo a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades.
- A) Quais as questões devem ser obrigatoriamente analisadas conforme a lei?
- 1. adensamento populacional. 2. valorização imobiliária. 3. uso e ocupação do solo. 4. ventilação e iluminação.
- Para avaliar os aspectos e impactos ambientais na cadeia produtiva de uma “peça X”, de uma empresa de usinagem de componentes mecânicos, tomou-se por base o fluxo de processos, desde a entrada da matéria-prima, a usinagem em torno e as operações complementares de acabamento até a embalagem final da peça. A partir desse fluxo, o técnico responsável identificou os aspectos e os impactos ambientais provenientes do processo de fabricação da “peça X”, relacionados no quadro a seguir. Aspectos, impactos ambientais, enquadramento e classificação do impacto da fabricação da “peça x” de uma empresa de usinagem.
[pic 2]
Considerando o quadro acima, assinale a alternativa correta.
- A frequência em que uma situação pode gerar impacto apresenta menor relevância na construção da matriz de aspectos e impactos.
- O “descarte de estopas contaminadas com óleo” não precisa ser contemplado na relação de aspectos e impactos ambientais, pois esses materiais serão descartados e tratados em empresa terceirizada.
- O impacto ambiental "poluição atmosférica e redução da qualidade do ar" pode ser classificado como moderado.
- A classificação do aspecto “derramamento de óleo” está incorreta com relação ao impacto ambiental de contaminação de solo e água, pois não pode ser considerado aspecto desprezível.
- O consumo de óleo de corte, ainda que sofra mudanças quanto aos insumos, mantém seu enquadramento no que se refere ao impacto ambiental.
- Em uma perspectiva multidisciplinar, analise a matriz de avaliação de impactos ambientais apresentada a seguir.[pic 3]
[pic 4]
Legenda:
- TIPO: Direto (D) Indireto (I);
- CATEGORIA: Positivo (P) Negativo (N);
- ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Local (L) Regional (R) Estratégico (E)
- DURAÇÃO: Temporário (T) Permanente (Pr);
- REVERSIBILIDADE: Reversível (Rv) Irreversível (Irv);
- PRAZO: Imediato (Im) Médio (Me) Longo (Lg)
- MAGNITUDE / INTENSIDADE: Fraca (Fr) Média (Md) Forte (Ft);
- RELEVÂNCIA / SIGNIFICÂNCIA: Alta (A) Média (M) Baixa (B) Magnitude fraca: de 1 a 3; Magnitude média: de 4 a 7; Magnitude forte: de 8 a 10
No que se refere à flora (meio biótico), o impacto da “retirada de vegetação, com perda de ambientes naturais e recursos extrativistas”, de acordo com a metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais será corretamente avaliado como
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com