BLOCOS ECOLOGICO UTILIZADO NA CONSTRUÇAO CIVIL
Por: Thales Elias • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 333 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS RIBEIRÃO PRETO
ENGENHARIA CIVIL
PROJETO DE PESQUISA
NOME: THALES ELIAS HYPOLITI
R.A: B36CEA-0
TURMA: EC5R18
RIBEIRÃO PRETO
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
BLOCOS ECOLOGICO UTILIZADO NA CONSTRUÇAO CIVIL
INTRODUÇÃO
A necessidade de preservação ambiental e a tendência de escassez dos recursos naturais fazem com que a construção civil passe a adquirir novos conceitos, buscando soluções técnicas que visem a sustentabilidade de suas atividades. Nesse sentido, o aproveitamento dos resíduos de construção e demolição (RCD) destaca-se como possível alternativa, na medida em que busca valorizar os materiais descartados nas obras de engenharia, atribuindo-lhes a condição de material nobre. Ressalta-se que o aproveitamento dos RCD na própria construção, em determinadas situações, pode até mesmo trazer vantagens técnicas e redução de custos, como é o caso do uso dos resíduos de concreto na confecção de tijolos prensados de solo-cimento.
O tijolo ecológico é desenvolvido seguindo um sistema de encaixe, o que lembra o brinquedo lega, dessa forma são encaixados, e assim evita o desperdício de materiais, e economiza tempo, e o valor da mão de obra.
PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a diferença de custo e quais são os aspectos ambientais
RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO
Tijolo Ecológico
Comparando-se seu desempenho com os tijolos existentes no mercado, e até os de função Estrutural, as vantagens que os Tijolos de Encaixe oferecem tais como velocidade, beleza, tamanho, função estrutural, praticidade.
Tijolo comum
Ele é mais barato que o tijolo ecológico, porém usa mais argamassa no seu assentamento, e ele precisa de cortes para passar os fios da parte de elétrica e o encanamento da construção, tendo assim um desperdício desnecessário.
ECONOMIA
Tijolo ecológico
Permite ao consumidor uma economia de até 40% pois como os Tijolos de Encaixe são acabados, dispensa-se o acabamento tradicional. Inclui-se ainda na dispensa, tábuas para caixarias, pregos, vigas e colunas de sustentação, ferro p/ colunas, estribos e arames, chapisco, reboco, mão de obra especializada e toda vez que não se utiliza um determinado material, aparecerá dupla economia tanto na mão de obra como no material, Os Tijolos de Encaixe têm medidas exatas 15x30x7,5 e dois furos com diâmetros de 3,5 polegadas para passagem da parte elétrica, hidráulica e esgoto na vertical sem precisar cortar as paredes.
Tijolo comum
Não tem encaixe, perfeito, e o tempo de conclusão da obra, é maior do que a obra com tijolos ecológicos.
TEMPO DE EXECUÇAO DA OBRA
Tijolo ecológico
RAPIDEZ
Colar e encaixar é só começar e com apenas duas pessoas uma passando cola e outra encaixando os tijolos, você terá o metro quadrado colado em apenas seis minutos, podendo ainda levar junto com a alvenaria o sistema elétrico e hidráulico embutidos sem precisar cortar ou rasgar as paredes e aproveitando as novas técnicas que o mercado oferece, poderá também instalar os batentes e as portas e janelas junto com a alvenaria utilizando a espuma de fixação de poliuretano
Tijolo comum
Com o tijolo comum você gastaria no mínimo de 3 a 4 horas para se fazer o metro quadrado, de uma parede, sem ainda deixar a parte de elétrica e hidráulica pronta.
INDICADORES AMBIENTAIS
Tijolo ecológico
Na fabricação dos tijolos são utilizados os seguintes materiais: solo, cimento e água. A água é usada em pequena quantidade, o suficiente para se obter a umidade ótima para a prensagem do tijolo. A argila do solo é prensada em formas junto com o cimento e a água, tendo assim o tijolo, não é usado a queima de carvão, por isso ele é uma excelente opção, para a proteção do meio ambiente A resistência média à compressão dos tijolos, segundo a NBR 8491 – Tijolo de solo cimento – especificação, não deve ser inferior a 2,0 MPa aos sete dias, e a absorção média de água deve ser inferior a 20%. A norma recomenda o uso do cimento Portland comum. Quanto ao solo, é preferível utilizar solos arenosos. Os mais adequados são os que possuem 100% dos grãos passando na peneira 4,8 mm; de 10% a 50% passando na peneira 0,075 mm; limite de liquidez LL ≤ 45%; e limite de plasticidade LP ≤ 18%. Solos com essas características propiciam condições para que se tenha menor consumo de cimento e obtenção de tijolos de melhor qualidade.
Tijolo comum
Os tradicionais tijolos de cerâmica enfrentam críticas ambientais porque seu processo de queima emite gases poluentes, gerados da queima de carvão.Os blocos de argila são cozidos em fornos que usam como combustível lenha, pó de serragem, lixo corporativo, lixo de gráficas, tendo seu tempo médio de cozimento em torno de três dias.Após o cozimento, os tijolos são postos para secar por ação do tempo ou por ventiladores industriais e, logo após, lançados ao comércio e uso.Com isso você tem o uso desnecessário de lenha e energia.
...