Braco Mecanico
Por: Bruno Fabíola • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.309 Palavras (10 Páginas) • 712 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
JACAREÍ – SP
CAMPUS II
PROJETO BRAÇO MECÂNICO AUTOMATIZADO
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ECA - CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
9º SEMESTRE/2015
[pic 3]
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A
ECA - CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ANDERSON ALESSANDRO DE OLIVEIRA - RA 1108357609
ANDRÉIA ROCHA DA SILVA - RA 4251821509
PEDRO HENRIQUE NOSE - RA 1188416782
RENATO DIAS ALVES - RA 2504014137
PROJETO BRAÇO MECÂNICO AUTOMATIZADO
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
PROFESSOR (a) – Carlos Roberto
9º SEMESTRE/2015
Sumario
Sumario
Lista de Figuras
1. Introdução
1.1. Objetivo
1.2. Justificativa
2. Fundamentação Teórica
Bibliografia
Lista de Figuras
Figura 1 - Placa Arduino Uno
Figura 2 - Arduino Bluetooth
Figura 3 - Bluetooth
Figura 4 - Vista em corte de um servomotor genérico
- Introdução
Com proposta de melhorar a qualidade de vida, aumentar a segurança, bem estar, redução nos afazeres domésticos, bem como diminuição de custos, surgiu a domótica, termo que, é uma fusão da palavra latina domus (casa) e do moderno, robótica. A domótica, que também pode ser referenciada por expressões como smart building, intelligent building, edifícios inteligentes, é um novo domínio de aplicação tecnológica, tendo como objetivo básico melhorar a qualidade de vida, reduzindo o trabalho doméstico, aumentando o bem estar e a segurança de seus habitantes. Visa também uma utilização racional e planejada dos diversos meios de consumo. A domótica procura uma melhor integração através da automatização nas áreas de segurança, de comunicação e de controle, e gestão de fluidos (Vecchi, Ogata, 1999).
Os fatores predominantes que vem contribuindo para a rápida disseminação dessa nova tecnologia é sem sombra de dúvidas o aumento exacerbado dos grandes centros urbanos juntamente com a violência. Hoje a população tenta, na medida do possível, trazer para dentro de suas residências as necessidades básicas de segurança, comunicação, gestão energética e conforto para que não seja necessária a exposição a possíveis riscos (Wortmeyer, 2005).
O homem com intuito de facilitar o seu trabalho e o seu bem estar no dia a dia, ele vem utilizando sua capacidade de raciocínio para criar dispositivos, máquina e software, assim automatizado sua vida.
Hoje em dia, uma pessoa acorda porque deixou o despertador programado para aquela hora, a cafeteira e torradeira elétrica irá fazer o seu café, seu filho assiste um programa de TV que deixou programado para gravar na madrugada, ao sair abre o portão da garagem utilizando o controle, tudo isso é automatização no nosso dia a dia, desse modo optemos mais praticidade na vida dinâmica que todo mundo leva.
A automação pode ser utilizada no nosso cotidiano, sendo empregadas em todos os lugares, facilitando as tarefas mais simples até as mais complexas. Muitas vezes nem percebemos a automação presente no nosso dia a dia, micro-ondas, televisão com controle automático, portão automático são exemplos de alguma automatização presente na nossa doméstica.
Na automação industrial, a área de robótica é uma peça essencial para a execução das mais diversas tarefas, podemos encontrar robôs com várias habilidades, desde elevação de carga pesada até seleção de produtos com defeitos. Desse modo as empresas aumentam sua produtividade, atrás da eficiência da execução das tarefas realizadas pelos robôs.
Com esse projeto será apresentando um braço mecânico automatizado, para uso industrial em aplicações que necessitam de sistemas robóticos remotamente controlados.
O projeto foi elaborado com um sistema composto de um braço mecânico, conectando a uma placa micro controlador (Arduino Uno), utilizando servomotores para articulação e conexão remota via Bluetooth.
- Objetivo
Desenvolver um braço mecânico automatizado, controlado remotamente, para que seja utilizado sua garra para movimentar pequenos objetos, sendo o braço composto por peças de alumínio, controlado por Bluetooth em uma plataforma Arduino.
- Justificativa
Devido a necessidade de substituir o homem em atividades que ele não poderia realizar pelas suas limitações físicas onde envolve condições desagradáveis. A utilização do braço mecânico contribui em alguns fatores:
- Fatores técnicos, sendo o aumento da precisão e força, suporte em ambientes extrema hostilidade.
- Fatores econômico, redução do tempo de fabricação e com significativo ganho em produção.
- Fatores sociais, redução de acidentes, redução de hora extra e ganho na qualidade da vida dos funcionários.
- Fundamentação Teórica
- Plataforma Arduino
A pitoresca cidade de Ivrea, que fica no norte da Itália, é famosa por seus reis azarão. Em 1002, o Rei Arduin se tornou o governante do país, apenas para ser destronado pelo rei Henrique II, da Alemanha, dois anos depois. Hoje, o Bar di Re Arduino, um pub em uma rua de paralelepípedos da cidade, honra a sua memória, e é aí que um novo rei improvável nasceu. O bar é a cisterna de Massimo Banzi, o co-fundador italiano do projeto eletrônico que deu o nome de Arduino em honra do lugar.
Massimo Banzi em conjunto com o pesquisador suíço, David Cuartielles decidiram projetar sua própria placa. O desenvolvimento da linguagem de programação da plataforma, ficou sob responsabilidade de um aluno de Massimo, David Mellis. (EVANS, NOBLE, HOCHENBAUM, 2013, p.25).
...