CÁLCULO III ATPS
Por: Daniel Rogerio Ribeiro • 21/3/2016 • Resenha • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 336 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Cálculo III
Engenharia Civil – 3º Semestre
Professor: xxx
São Paulo, 2015.
Sumário
Sumário2
Introdução3
Cálculo III3
Etapa 13
Cálculo Integral – Passo 13
Desafios de Integração – Passo 2 e 34
Desafio A4
Desafio B5
Desafio C6
Desafio D8
Etapa 29
Técnicas de Integração – Passo 19
Exercícios com Integrais – Passo 2 e 310
Igualdade (I)10
Igualdade (II)11
Bibliografia13
Introdução
Cálculo III
Está parte do cálculo que envolve principalmente áreas e volumes também áreas sob curvas em gráficos, sendo este o cálculo integral. Iniciado por Newton e Leibniz em trabalhos separados, uma ferramenta muito eficaz do cálculo para o estudo das áreas e volumes.
No trabalho a seguir lidaremos com algumas situações em diversas áreas sendo determinada à exploração petrolífera, trabalhando com situações meramente ilustrativas apenas para visualização de um possível problema. Por outro lado, usaremos apenas soluções matemáticas para analise e resolução dos mesmos.
Para maior entendimento sobre o assunto de cálculo apresentaremos de maneira sucinta um pouco sobre cálculo integral e suas aplicações. Diante de tudo isso iremos também apresentar as diversas maneiras de cálculos utilizados, que são utilizados em diversos casos de alta dificuldade de solução.
Agora, iniciamos o trabalho de cálculo integral, que irá demonstrar alguns problemas que possivelmente poderemos encontrar em nossas carreiras profissionais.
ETAPA 1
Esse trabalho sobre cálculo irá nos mostrar as definições de Cálculo Diferencial e Integral que é o estudo da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, dedicado ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Com movimento ou crescimento e forças variáveis produzindo aceleração.
O cálculo foi inicialmente uma ferramenta auxiliar, dentre várias áreas inclusive da matemática aplicada, foi com Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), o cálculo possui três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e integral de diferenciais.
A integral indefinida é também Conhecida por antiderivada, tendo como base função oposta a derivada. A integral definida estabelece limites de integração, ou seja, é um processo estabelecido entre dois intervalos bem definidos, daí o nome integral definida.
O cálculo integral foi criado inicialmente para resolver um problema aparentemente não relacionado, o problema da área. O professor de Isaac Newton em Cambridge, Isaac Bar
row, descobriu que esses dois problemas estão de fato estritamente relacionados, ao perceber que a derivação e a integração são processos inversos. Foram Leibniz e Newton que exploraram essa relação e a utilizaram para transformar o cálculo em um método matemático sistemático. Particularmente ambos viram que o Teorema Fundamental os capacitou a calcular áreas e integrais muito mais facilmente, sem que fosse necessário calculá-las como limites de soma (método descrito pelo matemático Riemann, pupilo de Gauss).
Após conhecermos um pouco mais dessa ótima ferramenta que mostrou se determinante para soluções, mostrando os meios e técnicas de cálculo para os vários problemas matemáticos das mais diversas áreas do conhecimento iremos dar prosseguimento aos passos solicitados a seguir.
Desafios de Integração – Passo 2 e 3
Iniciaremos agora com os 2 e 3 deste trabalho, iremos solucionar alguns desafios referentes a integrais, e depois associar números dados pelo desafio às respostas, com isso teremos uma sequência numérica.
Desafio A
Devemos encontrar a solução da integral indefinida , considerando as repostas abaixo[pic 2]
- [pic 3]
- [pic 4]
- [pic 5]
- [pic 6]
- [pic 7]
Solucionando ,[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
Então, a solução da integral é , a resposta correta é a alternativa b, conforme descrito no Passo deve-se ser associado o número 3.[pic 12]
Desafio B
Temos um cálculo usado pela indústria do petróleo, supondo valores de perfuração por pés perfurados e valor para tal perfuração, sendo e , desta maneira, o custo total para perfuração de pés está entre uma das soluções abaixo:[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
- [pic 17]
- [pic 18]
- [pic 19]
- [pic 20]
- [pic 21]
Considerando como o integrando então: [pic 22]
[pic 23]
[pic 24]
[pic 25]
[pic 26]
Atribuímos o valor na equação.[pic 27]
[pic 28]
Com isso temos como alternativa correta a alternativa a, então, iremos associar o número 0 à resposta.
Desafio C
No desafio realizaremos cálculos sobre o crescimento exponencial do consumo de petróleo da última década do século XIX, onde é o número de anos contados após o início de 1990. Utilizaremos um modelo aproximado fornecido na questão, . Com isso, iremos verificar a quantidade de petróleo consumida entre 1992 e 1994, considerando uma das soluções abaixo: [pic 29][pic 30][pic 31]
...