TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Dissertações: CADEIA DE SUPRIMENTOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

O que é uma cadeia de suprimentos responsiva:

É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado, onde é iniciado a partir do pedido do cliente e finaliza com a satisfação total do mesmo. Equilibrar as oscilações na demanda é o grande desafio de uma cadeia e o objetivo da cadeia de suprimentos é aumentar a receita e reduzir o custo.

Para a criação de uma cadeia de suprimentos é necessário cuidar do planejamento, projeto e das operações. Onde o projeto deve ser pensado em longo prazo visando questões incertas como capacidade de armazenamento e instalações. O planejamento deve ser definido baseado no mercado, nas terceirizações e na gestão do estoque, também definido as restrições. Já a operação organiza a estocagem e as entregas.

Sendo assim, uma cadeia de suprimentos responsiva visa aumentar os lucros através da redução de custos logísticos e agregando valor ao produto fazendo com que a empresa seja reconhecida através de seus clientes, tornando-a mais competitiva. Portanto uma empresa responsiva, com um dos pontos principais deve contar com fornecedores ágeis e próximos e ter proximidade e bom relacionamento com os seus clientes.

O que é uma cadeia de suprimentos eficiente:

Existem empresas que acreditam que uma cadeia de suprimentos eficiente é determinada apenas pela agilidade e o baixo custo. Mas pesquisas revelam que basear-se apenas nesses dois aspectos acaba fazendo com que a empresa perca vantagem competitiva. Porém quando existe a gestão da cadeia de suprimentos, existe também uma preocupação com a qualidade e a redução de tempo do processo e ao invés de perder vantagem competitiva no mercado, faz a empresa adquiri-las. Além disso, para a cadeia de suprimentos obter maior vantagem, é necessário que ela seja flexível e se adapte fácil as mudanças do mercado.

O que signifca FMS:

FMS (Flexible Manufacturing System) que em português significa Sistema Flexível de Manufatura é um sistema automatizado onde computadores são responsáveis por várias funções, entre elas comandam a produção das maquinas, manuseio de materiais, acessórios e estoque. Todas essas funções são realizadas por apenas um equipamento através de um único sistema. Além da eficiência, o sistema economiza tempo e mão de obra, embora ela seja muito alta por depender de mão de obra qualificada.

O FMS é formado por alguns sistemas, como sistema de armazenamento e processamento de material, sistema de processamento e sistema de controle computadorizado.

O que significa MRP

MRP (Material Requiriment Planning) que em português significa Planejamento de Necessidades de Material é um sistema lógico de controle de inventario e produção que é uma otimização de gestão afim de reduzir custos, mas mantendo o nível de materiais necessários para os processos produtivos da empresa.

O sistema MRP é formado pelos seguintes componentes:

- Sistema computadorizado

- Sistema informativo de produção

- Inventário de produção

- Calendário de produção

- Sistema de gestão de entrada para produção

- Sistema de previsão de falhas para a produção

O MRP traz como vantagem a sua implantação, a redução dos estoques, melhor controle da produção e das encomendas, integração de várias áreas funcionais, entre outras.

Por outro lado, traz como desvantagens como o de não otimizar custos de aquisição de materiais, por conta de manter mínimo nível de estoque e comprar pouca quantidade de matéria-prima, o que leva a outra desvantagem importante que é o fato de não ter um custo vantajoso no transporte, por não conseguir descontos na compra de grandes quantidades.

Porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com