CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA
Por: danilobrit • 3/5/2021 • Resenha • 697 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA
7º Experimento
Princípio de Arquimedes:
Empuxo
Danilo Araújo de Brito
03/05
- INTRODUÇÃO
Inicialmente, tratamos como objetivo principal do relatório determinar experimentalmente o empuxo exercido pela água de um recipiente sobre um corpo de forma cilíndrica. Como também, comparar o valor experimental do empuxo com o valor previsto pela teoria.
Os materiais utilizados no experimento foram: Bandeja; massas padronizadas; paquímetro; cilindro metálico; copo com água; linha de nylon; cordão e suporte fixo.
Com a montagem principal feita demonstrada na imagem abaixo:
[pic 1]
- Procedimentos e Análises
Foram medidas com um paquímetro as medidas de altura L=55,81mm e diâmetro d = 18,89mm.
Foi utilizado uma linha de nylon para segurar o cilindro metálico verticalmente em uma das extremidades da barra e na outra extremidade foi colocado a bandeja com massas. Com isso, foi medido o peso Pc do cilindro metálico, no qual foi determinado que vale Pc = 122,60gf. Como mostrado no esquema abaixo.
[pic 2]
A barra foi suavemente abaixada, e mantida na direção horizontal, até a completa imersão do cilindro em água, previamente colocada num recipiente abaixo do sistema. A barra foi reequilibrada na direção horizontal, retirando-se massas da bandeja.
Com a retirada do peso conseguimos chegar a um peso aparente Pac do cilindro, no qual encontramos o valor Pac = 106,70gf.
Para a determinação e estudo do cilindro, faremos um diagrama de corpo livre do mesmo e como cada força atua quando o mesmo é imerso na água. Como podemos ver na imagem.
[pic 3]
Como o cilindro está em equilíbrio, a soma das forças verticais que atuam sobre ele é zero:
[pic 4]
[pic 5]
Para determinar as expressões literais para as forças exercidas pelo líquido sobre as seções retas (bases) superiores e inferiores do cilindro de profundidade h1 e h2, lembramos que F = PA, onde P é a pressão exercida pelo líquido e A é a área das seções. A pressão é dada por P = ρ.g.h, na qual ρ é a densidade do líquido. Sabendo que o empuxo é força feita pelo líquido na seção de baixo para cima menos a força feita na parte superior para baixo, logo:
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
Onde Vs é o volume da parte submersa do cilindro, calculando o mesmo, temos que:
[pic 10]
[pic 11]
Calculando agora o Empuxo teórico
[pic 12]
g = 980g/cm³
ρ = 1g/cm³
[pic 13]
Agora calcularemos o valor de Eexp sobre o cilindro pela forma já encontrada anteriormente, porém consideramos 1gf = 980 dyn, logo:
[pic 14]
[pic 15]
considerando os cálculos teóricos isentos de erros foi calculado o erro percentual cometido na determinação experimental do empuxo.
[pic 16]
[pic 17]
- Conclusões
O teorema de Arquimedes diz que todo corpo totalmente imerso ou parcialmente imerso em um líquido qualquer fica sujeito a uma força vertical de baixo para cima, igual ao peso da porção de líquido deslocado pelo corpo. Contudo foi possível notar uma diferença mínima entre o empuxo experimental em relação ao teórico.
...