COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS
Por: Fabii Oliveira • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 851 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1
Pesquisar, em livros, sites e revistas, sobre os elevadores recomendados para utilização em edifícios residenciais (ou seja, elevadores para o transporte de pessoas e pequenas mudanças).
Atualmente, os dois tipos de elevadores mais utilizados em residências são os equipamentos hidráulicos e elétricos (também chamados eletromecânicos). Um pouco menos comuns, existem ainda os elevadores a vácuo esse quase que extinto, por suas características não atenderem o que o mercado procura, os mais procurados são os hidráulicos e elétricos, abaixo vamos ver suas características.
COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS
Segue abaixo um resumo comparativo dos dois tipos de elevadores com suas diferenças no uso do dia-a-dia:
- Instalação: Atualmente, elevadores elétricos residenciais dispensam a construção casa de máquinas, tornando a instalação mais fácil e barata que seus equivalentes hidráulicos, que ainda necessitam deste item.
- Segurança: As rígidas normas garantem igualdade na segurança em ambos os tipos. Além do mais, equipamentos elétricos modernos também possuem dispositivos de resgate em falta de energia, assim como os hidráulicos e a vácuo.
- Velocidade: Elevadores hidráulicos e a vácuo são mais lentos do que elevadores eletromecânicos.
- Ruído: Elevadores hidráulicos costumam ser mais barulhentos por utilizarem uma moto-bomba. Para isolar o ruído, é necessário construir uma casa de máquinas em áreas distantes dos quartos e outras áreas em que nenhum ruído possa incomodar. Os elevadores a vácuo são os mais barulhentos de todos, em nível semelhante ao de aspiradores de pó.
- Custo: Se considerarmos somente o preço do elevador, os elevadores a vácuo são os mais caros, mas já incluem a caixa de corrida. Normalmente os equipamentos hidráulicos são um pouco mais caros que os elétricos e por utilizar motores mais potentes, exigem maior consumo de energia. Por fim, a manutenção dos equipamentos hidráulicos é muito mais cara do que a de um elevador elétrico com a mesma utilização e desempenho.
- Sustentabilidade: Elevadores hidráulicos são muito menos ecológicos pois consomem uma quantidade enorme de óleos e de energia elétrica se comparados aos elevadores elétricos. Os elevadores a vácuo são bastante limpos, mas há poucas informações sobre seu consumo de energia elétrica quando em subida.
Passo 4
Representar as forças que atuam no elevador, nomeando-as e as indicando em um diagrama de corpo livre (diagrama de forças).
Há cinco casos possíveis:
1) Elevador em repouso ou subindo e descendo com velocidades constantes (MRU):
Nesses casos, a força normal aplicada em nossos pés é igual à nossa força peso, pois a única aceleração que estamos sentindo é a gravidade. A força resultante entre a normal e a peso é nula. Pois equivale a 1° LEI DE NEWTON onde FR = 0 --> FN = P
Nos casos seguintes a FR=m.a, pois equivale a 2° LEI DE NEWTON.
2) Elevador iniciando seu movimento de subida:
Para subir, o elevador faz uma força para cima, tendo uma aceleração positiva voltada para cima. Como a resultante está para cima, a força normal é maior que a força peso. FN > P --> FR = FN – P-->m.a=FN-P
3) Elevador terminando seu movimento de subida:
Para parar, o elevador desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo, fazendo-o frear. P > FN FR = P – FN--> m.a=P-FN
4) Elevador iniciando o movimento de descida:
Como está descendo de maneira acelerada, sua resultante está voltada para baixo. P > FN --> FR = P - FN-->m.a=P-FN
5) Elevador terminando o movimento de descida:
Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar. FN > P --> FR = FN – P-->m.a=FN-P
...