TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA: EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

ANTONIO CURSINO

VICTOR SOUZA

RICARDO CÉSAR

GABRIEL DUTRA

CARLOS LUNA

LAÍS CARVALHO

GUILHERME SEVERINO

EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA:

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA

MACEIÓ

2013

ANTONIO CURSINO

VICTOR SOUZA

RICARDO CÉSAR

GABRIEL DUTRA

CARLOS LUNA

LAÍS CARVALHO

GUILHERME SEVERINO

EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA:

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA

Resumo apresentado a disciplina de Práticas da Engenharia Civil I, ministrada pela prof° Jerusa Goes Aragão Santana, do curso de Engenharia Civil, da Faculdade Integrada Tiradentes, como requisito para avaliação.

MACEIÓ

2013

1 INTRODUÇÃO

        

2 EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA

A capital da província chinesa de Hunan, Changsha, tem um hotel de 15 andares com a particularidade de ter demorado apenas seis dias a ser construído.

O Ark Hotel foi construído a partir de materiais pré-fabricados e levados para o local, onde já se erguiam as fundações metálicas do edifício, o que permitiu poupar tempo.

A estrutura do prédio é formada por colunas, vigas e reforços tranversais em aço, lajes de cimento pré-moldadas, além do revestimento externo composto de painéis pré-fabricados. Demorou 46 horas a ser montada e o acabamento e revestimento externo demoraram 90 horas para serem concluídos.

Os materiais e o tipo de construção permitiram poupar tempo e recursos na construção do prédio, e os responsáveis da obra garantem que o edifício é seguro. Os trabalhadores permaneceram no estaleiro até às 22h00 e não se registaram feridos.

Características:

Resistência a terremotos nível 9: suporte estrutural diagonal, construção leve;

Seis vezes menos material: mesmo os materiais de construção sendo muito mais leves (250kg/m²) que os materiais tradicionais (acima de 1500 km/m²), o piso e as paredes são sólidos com  anti-derrapantes, vedação hermética e a prova de som;

Eficiência energética: isolamento térmico de 150mm para as paredes e tetos, janelas com envidraçamento triplo, sombreamento externo, isolamento de calor, recuperação de calor do ar fresco, luz LED, consumo anual de energia equivalente a 7 litros de óleo.

1% de desperdício na construção: todos os componentes são pré-fabricados, o entulho, principalmente pacotes de materiais, resulta apenas da montagem da estrutura, e corresponde a apenas 1% do seu peso total.

[pic 1]

2.1 ETAPAS DA REALIZAÇÃO DA OBRA

O segredo da velocidade na construção é que os prédios são feitos com blocos pré-moldados, encaixados numa estrutura de aço e montados num galpão ao longo de meses. Neles foram embutidos os sistemas hidráulico, elétrico e de refrigeração de cada um dos andares do prédio, além do piso.

Os módulos foram transportados por caminhões até o canteiro de obras, erguidos por um enorme guindaste e encaixados nas estruturas metálicas como se fossem peças de um brinquedo lego o que permitiu que a estrutura fosse montada em apenas 46 horas. A montagem da estrutura de aço e o encaixe dos módulos dos andares ocorreram de maneira ininterrupta por 90 horas, com três turnos de operários.

Não há por que duvidar da resistência do edifício – testes mostraram que ele pode resistir a terremotos de 9 pontos na escala Richter.

[pic 2]

2.2 VANTAGENS DA OBRA

O Ark Hotel, não deixa a desejar mesmo sendo construído num curto espaço de tempo. E ainda conta com isolamento térmico e sonoro. Claro que há certa lógica para que o hotel fosse construído tão rápido. Ele é totalmente feito com material pré-fabricado, ou seja, todas as suas partes foram construídas antes, e montadas no lugar da construção. Muitas empresas estão investindo nessa solução chamada de construção modular.

Outro benefício dessas construções modulares, como a da China, é que produzem pouco lixo e desperdiçam menos material. Além de rápida, a construção é mais viável no aspecto sustentável e econômico. O projeto de construções modulares é feito em muitos lugares também com contêineres, já utilizados para construir casas, eles se encaixam com facilidade, e em pouco tempo também é possível fazer uma casa ou edifício.

3 CONSTRUTORA BROAD

Fundada em 2009 pelo empresário chinês Zhang Yue, a Broad Sustainable Building Co., LTD (BSB) é especializada na fabricação de arranha-céus e é uma subsidiária integral do Grupo AMPLA. Pelas pré-fabricações de dos materiais utilizados, o tempo de construção e os custos são reduzidos. A empresa também anuncia benefícios ambientais. A BSB pretende licenciar a sua tecnologia em todo o mundo e, atualmente, possui seis franquias na China, com planos de 150 em todo o mundo. Atualmente a construtora tem vários projetos concluídos. Alguns deles filmados em fotografia "Stop motion" (tempo acelerado), gerando muita atenção midiática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (357 Kb)   docx (274 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com