CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA: EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA
Por: Toni Fernandes • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 930 Palavras (4 Páginas) • 234 Visualizações
ANTONIO CURSINO
VICTOR SOUZA
RICARDO CÉSAR
GABRIEL DUTRA
CARLOS LUNA
LAÍS CARVALHO
GUILHERME SEVERINO
EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA:
CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA
MACEIÓ
2013
ANTONIO CURSINO
VICTOR SOUZA
RICARDO CÉSAR
GABRIEL DUTRA
CARLOS LUNA
LAÍS CARVALHO
GUILHERME SEVERINO
EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA:
CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA
Resumo apresentado a disciplina de Práticas da Engenharia Civil I, ministrada pela prof° Jerusa Goes Aragão Santana, do curso de Engenharia Civil, da Faculdade Integrada Tiradentes, como requisito para avaliação.
MACEIÓ
2013
1 INTRODUÇÃO
2 EDIFÍCIO ARK HOTEL DE CHANGSHA
A capital da província chinesa de Hunan, Changsha, tem um hotel de 15 andares com a particularidade de ter demorado apenas seis dias a ser construído.
O Ark Hotel foi construído a partir de materiais pré-fabricados e levados para o local, onde já se erguiam as fundações metálicas do edifício, o que permitiu poupar tempo.
A estrutura do prédio é formada por colunas, vigas e reforços tranversais em aço, lajes de cimento pré-moldadas, além do revestimento externo composto de painéis pré-fabricados. Demorou 46 horas a ser montada e o acabamento e revestimento externo demoraram 90 horas para serem concluídos.
Os materiais e o tipo de construção permitiram poupar tempo e recursos na construção do prédio, e os responsáveis da obra garantem que o edifício é seguro. Os trabalhadores permaneceram no estaleiro até às 22h00 e não se registaram feridos.
Características:
Resistência a terremotos nível 9: suporte estrutural diagonal, construção leve;
Seis vezes menos material: mesmo os materiais de construção sendo muito mais leves (250kg/m²) que os materiais tradicionais (acima de 1500 km/m²), o piso e as paredes são sólidos com anti-derrapantes, vedação hermética e a prova de som;
Eficiência energética: isolamento térmico de 150mm para as paredes e tetos, janelas com envidraçamento triplo, sombreamento externo, isolamento de calor, recuperação de calor do ar fresco, luz LED, consumo anual de energia equivalente a 7 litros de óleo.
1% de desperdício na construção: todos os componentes são pré-fabricados, o entulho, principalmente pacotes de materiais, resulta apenas da montagem da estrutura, e corresponde a apenas 1% do seu peso total.
[pic 1]
2.1 ETAPAS DA REALIZAÇÃO DA OBRA
O segredo da velocidade na construção é que os prédios são feitos com blocos pré-moldados, encaixados numa estrutura de aço e montados num galpão ao longo de meses. Neles foram embutidos os sistemas hidráulico, elétrico e de refrigeração de cada um dos andares do prédio, além do piso.
Os módulos foram transportados por caminhões até o canteiro de obras, erguidos por um enorme guindaste e encaixados nas estruturas metálicas como se fossem peças de um brinquedo lego o que permitiu que a estrutura fosse montada em apenas 46 horas. A montagem da estrutura de aço e o encaixe dos módulos dos andares ocorreram de maneira ininterrupta por 90 horas, com três turnos de operários.
Não há por que duvidar da resistência do edifício – testes mostraram que ele pode resistir a terremotos de 9 pontos na escala Richter.
[pic 2]
2.2 VANTAGENS DA OBRA
O Ark Hotel, não deixa a desejar mesmo sendo construído num curto espaço de tempo. E ainda conta com isolamento térmico e sonoro. Claro que há certa lógica para que o hotel fosse construído tão rápido. Ele é totalmente feito com material pré-fabricado, ou seja, todas as suas partes foram construídas antes, e montadas no lugar da construção. Muitas empresas estão investindo nessa solução chamada de construção modular.
Outro benefício dessas construções modulares, como a da China, é que produzem pouco lixo e desperdiçam menos material. Além de rápida, a construção é mais viável no aspecto sustentável e econômico. O projeto de construções modulares é feito em muitos lugares também com contêineres, já utilizados para construir casas, eles se encaixam com facilidade, e em pouco tempo também é possível fazer uma casa ou edifício.
3 CONSTRUTORA BROAD
Fundada em 2009 pelo empresário chinês Zhang Yue, a Broad Sustainable Building Co., LTD (BSB) é especializada na fabricação de arranha-céus e é uma subsidiária integral do Grupo AMPLA. Pelas pré-fabricações de dos materiais utilizados, o tempo de construção e os custos são reduzidos. A empresa também anuncia benefícios ambientais. A BSB pretende licenciar a sua tecnologia em todo o mundo e, atualmente, possui seis franquias na China, com planos de 150 em todo o mundo. Atualmente a construtora tem vários projetos concluídos. Alguns deles filmados em fotografia "Stop motion" (tempo acelerado), gerando muita atenção midiática.
...