CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Por: Jorge Miguel Albernaz • 4/12/2020 • Trabalho acadêmico • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
UNIDADE CATALÃO
DISCIPLINA: CONFORTO ACÚSTICO
PROFESSORA: SANDRA R. REZENDE
NOME: JORGE MIGUEL ALBERNAZ BATISTA
DATA INICIO: 05/05/2020
DATA DE ENTREGA: 12/05/2020 VALOR: 20,00
[pic 3]
1- Ao captar um som, ou ondas sonoras emitidas por uma fonte qualquer, a intensidade da percepção desse som pelos ouvidos humanos é influenciada pelo nível de pressão sonora e pela frequência com que as ondas sonoras são emitidas, o que pode ser observado pelo gráfico de nível de audibilidade. Neste gráfico, através das curvas isofônicas podemos distinguir o mesmo nível de percepção dos sons para diferentes intensidades. Desta forma explique:
- – O que é nível de audibilidade;
RESPOSTA: Nível de audibilidade é também conhecido por sonância, e se trata da sensação percebida pelo ouvinte, ela vária em função tanto da frequência da onda, quanto a intensidade sonora. A unidade utilizada para medir o nível de audibilidade é o fone.
- – O que é o Limiar de Audição;
RESPOSTA: O limiar de audição mostra quando um som pode ser audível ou não, ele mostra o nível mínimo de pressão acústica necessária para que seja ouvida. Essa faixa varia de pessoa para pessoa, principalmente de acordo com a idade da pessoa e também varia de acordo com a frequência do som.
- – Considerando dois sons produzidos por diferentes fontes, sendo o primeiro emitido numa frequência de 100Hz, com uma intensidade de pressão sonora de 100dB, e o segundo emitido numa frequência de 1kHz a 50dB de intensidade, qual o nível de audibilidade para um ouvinte localizado numa sala fechada. Justifique a resposta considerando uma análise psicoacústica.
RESPOSTA: O nível de audibilidade para o som de 100Hz e 100dB será de aproximadamente 97 fones e o nível de audibilidade para o som de 1000Hz e 60dB será de 30 fones. Conforme o gráfico de nível de audibilidade.
Faça a mesma verificação para os valores de frequência e pressão sonora abaixo:
PRESSAO SONORA/FREQUENCIA | NÍVEL DE AUDIBILIDADE |
60dB – 3000 Hz | 68 |
60dB – 100 Hz | 50 |
40dB – 2000 Hz | 41 |
40dB – 50 Hz | Abaixo do nível mínimo |
FONTE: BISTAFA, 2018
[pic 4]
Figura 1 – Gráfico de Nível de Audibilidade/ Limiar de Audição
2- Defina ‘Mascaramento Sonoro’ considerando o Limiar de Audição e o nível de audibilidade do gráfico do exercício anterior.
De que forma o ‘Mascaramento Sonoro’ pode ser utilizado a favor do Conforto Acústico nos ambientes.
FONTE: BISTAFA, 2018
[pic 5]
Figura 2 – Gráfico de Som de Mascaramento
RESPOSTA: O Mascaramento Sonoro é uma forma de tratar acusticamente um ambiente através do uso de tecnologia eletrônica, para proporcionar uma opção de tratamento acústico em locais onde exista a concentração de pessoas.
Com o Mascaramento Sonoro é possível obter maior nível de confidencialidade e conforto acústico sem o uso de materiais fono-absorvedores tradicionais como os isolantes acústicos, feitos de espumas ou outros materiais, que mudam o layout do espaço. O mascaramento também diminui os sons que chegam no receptor, tornando o som mais limpo, desde de que a fonte emissora do som esteja próxima ao aparelho. Ele pode ser utilizado em um estúdio de gravação por exemplo, desta forma na captação do som ele será um som direto e sem ruído, como a música ela deve ter ruídos e outros sons do ambiente, estes são colocados no pós produção, já que acrescentar sons e ruídos em um som direto é mais fácil do que remover sons e ruídos de um som indireto.
- Considerando os fenômenos físicos que ocorrem com as ondas sonoras, cite 03 principais desses fenômenos que são trabalhados na análise de um projeto de acústica e explique cada um deles e sua relação com o Conforto Acústico.
RESPOSTA: A reflexão das ondas sonoras é um fenômeno que deve ser analisado no projeto, já que este interfere muito no caso da necessidade de um som direto, já que a reflexão das ondas sonoras podem parecer como ruídos sonoros, já que as ondas quando refletem em um obstáculo pode chegar ao destino em tempos diferentes prejudicando a recepção do som. A absorção das ondas sonoras é quando as ondas chegam em um material e não são refletidas e não há refração, o material absorve a onda e ela deixa de ser transmitida, desta forma o ambiente se torna propicio para a propagação de sons diretos, sem ruídos. E ressonância é a capacidade de uma onda se interagir com a outra, desta forma uma onda quando junta com outra pode ter seu efeito aumentado, diminuído ou anulado, dependendo principalmente da sua característica de onda e amplitude.
- A acústica no interior dos ambientes deve ser bem trabalhada de forma a promover a redução de ruídos indesejáveis e a inteligibilidade de sons necessários. Diante disso devem ser evitados ecos, reverberações excessivas e ressonância. Explique o que são tais fenômenos, como acontecem e quais os pontos negativos e positivos para o Conforto Acústico.
RESPOSTA: Eco e reverberação são fenômenos que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras ao confrontar outro meio material e com intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer. Ocorre eco quando o som refletido por um determinado obstáculo retorna ao emissor em um tempo igual ou superior a 0,1 s. Assim, há nítida separação entre o som produzido pela fonte e o som refletido por um obstáculo qualquer.
Ocorre reverberação quando o intervalo de tempo da chegada de sons no ouvido humano é inferior a 0,1 s. A sensação percebida é o prolongamento do som emitido. Geralmente, quando são usados espaços como ginásios de esporte, shows e comícios, por exemplo, tem-se a sensação de uma repetição das palavras, o que acaba por prejudicar a interpretação das mensagens enviadas. Esse fenômeno é um clássico exemplo da reverberação o tempo entre a emissão e a reflexão do som pelas paredes do local é inferior a 0,1 s, o que causa a dificuldade de interpretação das ondas sonoras. A ressonância acústica é gerada quando uma fonte emite um som de frequência igual a frequência de vibração natural de um receptor. Como em todo tipo de ressonância ocorre uma espécie de amplificação do som, aumentando a intensidade deste.
...