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Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

Por:   •  25/5/2018  •  Seminário  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  480 Visualizações

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[pic 1]

Seminário

Teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo

Alunos: Ana Elisa, Caroline Mello, João Nelson e Viviane Raite

28 de março de 2018

Sumário

Sobre a autora................................................................................................................2

Sobre a obra...................................................................................................................3

        Plantas.................................................................................................................4
        Fachadas..............................................................................................................5
        Programa.............................................................................................................6

                Exigência artística.....................................................................................6
                Exigência utilitária....................................................................................7
        Meios de composição..........................................................................................8

                Meios estéticos..........................................................................................8
                Meios de edificação...................................................................................9

Expectativas.................................................................................................................10
        Funcionais.........................................................................................................10

        Bioclimáticas.....................................................................................................10
        Econômicas.......................................................................................................10
        Sociológicas......................................................................................................11
        Afetivas..............................................................................................................11
        Simbólicas.........................................................................................................11
        Estéticas.............................................................................................................11

Bibliografia..................................................................................................................12

Sobre a autora

                                [pic 2]

        Archilina de Enrico Bo, conheciada com Lina Bo Bardi, nasceu na Roma e se formou na Faculdade de Arquitetura da Roma em 1939.

        No ano de 1940, Lina mudou-se para Milão, onde passa a atuar no estúdio "Bo Pagani" com o arquiteto Carlos Pagani.

        Em 1946, Lina retornou para a Roma, onde se casou com Pietro Maria Bardi. Nesse mesmo ano, o casal visitou o Brasil e tiveram contato com vários artistas como: Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Portinari.

        No ano seguinte, 1947, Pietro é convidado por Assis Chateaubriand para fundar e dirigir o Museu de Artes de São Paulo (MASP), o qual foi projeto por Lina, e por conta disso o casal se muda para o Brasil.

        Em 1951, com a seguinte frase:

                "Quando a gente nasce, não escolhe nada, nasce por acaso. Eu não nasci                 aqui, escolhi este lugar para viver. Por isso, o Brasil é meu país duas                 vezes, é minha 'Pátria de Escolha', e eu me sinto cidadã de todas as                 cidades, desde o Cariri, ao Triângulo Mineiro, às cidades do interior e às                 da fronteira."

Lina é naturalizada brasileira. Ainda nesse ano, Lina constroi a sua residência, a Casa de Vidro, na qual morou até a sua morte, em 1992.

        Antes de sua morte, a casa foi tombada pelo CONDEPHAAT e a partir de 1990 se tornou o Instituto Bardi, que busca incentivar a arquitetura, o design, o urbanismo e a arte popular brasileira.                                                                          2

Sobre a obra

        Local de construção: terreno pertencente a antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, no bairro Morumbi, em São Paulo.

        Descrição da obra: Em sintonia com outras casas de vidro pelo mundo, tais como a Casa Farnsworth (de Mies van der Rohe), a Casa de Vidro é um ícone da arquitetura moderna e um grande exemplo da experimentação que marcou a época. Nas áreas privadas, como quartos, banheiros e closets, os materiais são opacos, contudo, a grande sala de convivência é inteira de vidro, fundindo o interior com a floresta que o cercava.

        A iluminação durante o dia é inteiramente natural e, durante a noite, vem de luzes no piso azul e de luminárias nas paredes desenhadas pela própria Lina. Para completar, ela coloca móveis com pés azuis em sua sala, para transmitir a ideia de suspensão e leveza.

                                                                                                        3

Plantas

Terreno

[pic 3]

Piso térreo

[pic 4]

Piso superior

                4[pic 5][pic 6]

Fachadas

Frontal

[pic 7]

Lateral

[pic 8]

Posterior

5[pic 9]

Programa

        Lina Bo Bardi foi quem projetou sua casa e deu nome a ela de Casa de Vidro devido a sua imponente fachada de vidro, facilmente notada por quem passava pelo local. Como qualquer programa arquitetônico tem exigências, a casa de Lina não deixaria de ter. 

...

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