PROJETO DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO IV
Por: lauracardos • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 933 Palavras (4 Páginas) • 659 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO [12585] PROJETO DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO IV Profs.: Barbara Vallilo Siqueira, Jorge Luiz Vieira e Marcelo Cabral Vaz Semestre 2017-1 | [pic 2] |
TEMA GI – Habitação e espaços públicos em áreas periféricas
Enunciado Mini GI e Partido
Objetivo Geral:
Buscar a compreensão do lugar a partir de cada proposta GI-2017-1 objetivando projetar um conjunto residencial horizontal adequado ao contexto tipológico, à demanda por densidade e ao entorno urbano proposto.
ETAPA 1 – Mini GI (dias 21 e 23 de março)
Os alunos reunidos a partir dos seus GIs deverão responder as seguintes questões:
- O seu GI definiu áreas para conjuntos de habitação unifamiliar (P4)? Quais são?
- Caso não tenha definido, quais seriam as possíveis áreas indicadas para tal uso?
- As áreas de conjuntos habitacionais (P4) estão atendidas por equipamentos comunitários, espaços públicos, sistemas de mobilidade e demais serviços?
- Identificar e analisar a localização destes elementos, indicando a solução de demandas não atendidas.
- A proposta de localização das áreas de conjuntos habitacionais (P4) é compatível com os usos propostos no entorno imediato? Argumentar.
A partir da proposta GI e da análise realizada, cada grupo de alunos deverá delimitar as quadras e lotes que serão trabalhados durante o restante do semestre, aprimorando o desenho e escolhendo um lote por aluno.
Para tal, deverão ser respeitadas as seguintes condições:
- O comprimento máximo das quadras não pode exceder a 180m;
- A área dos lotes deve ficar entre 1.200,00 e 1.500,00 m²;
- O relevo deve ser considerado, assim como a necessidade de eixos e/ou pólos de conexão entre os lotes do grupo e as áreas públicas;
- A maquete topográfica do recorte escolhido (escala 1:200) deverá acompanhar o grupo ao longo do semestre, no desenvolvimento espacial das propostas individuais (volumes) e nos assessoramentos.
Além destes quesitos, o aluno deverá:
- Explorar o desenho urbano das quadras e dos lotes de entorno, sugerindo relações entre espaços construídos e espaços livres, para uma melhor compreensão da “chegada” ao seu recorte de intervenção;
- Estabelecer a transição entre as diferentes apropriações do espaço aberto até o privado, projetando espaços que definam esta qualidade;
- Locar os equipamentos coletivos, comerciais ou de prestação de serviço, de forma a que ocorra a apropriação coletiva destes equipamentos.
ETAPA 2 – Partido (dias 28 e 30 de março e 4 e 6 de abril – entrega 11 de abril)
Propor um conjunto residencial com unidades unifamiliares de 40 m² até 80 m².
Observar os seguintes parâmetros urbanísticos e condicionantes:
A.1- Índice de Aproveitamento (IA) – de 0,75% até 1,0
A.2- Taxa de Ocupação máxima (TO) – até 50%
A.3- Taxa de Infiltração mínima (TI) – 25%
A.4- Gabarito – até 03 pavimentos
A.5- Unidades sem sobreposição – as unidades habitacionais serão de 2 pavimentos individuais mas agrupadas formando um conjunto. Cada unidade deverá ter acesso individual interna ou externamente.
A.6 - Pé-direito – entre 2,60m e 3,30m.
A.7- Estacionamento – dependerá da análise da tipologia de rua e da tipologia de lote proposto.
A.8- Afastamentos – resultarão das características formais e funcionais de cada proposta GI. Com relação às divisas laterais com terrenos particulares deverão ser de no mínimo 1,50m e em relação às divisas frontais deverão de ser no mínimo de 2,50m.
B.1- Condições mínimas de habitabilidade: as condições de ventilação e de iluminação dos mesmos deverão seguir padrões do Código de Obras do município de Criciúma.
...