CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM PETROQUÍMICA
Por: Karla Saraiva • 5/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
SENAI CETIND CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM PETROQUÍMICA |
VOLUMETRIA
Preparo de soluões e neutralização
LAURO DE FREITAS |
AMAIRA LORENA, KARLA MYLENA, PATRÍCIA KELY E SAMUEL SAMPAIO.
VOLUMETRIA Preparo de solução e neutralização |
Relatório apresentado ao Curso de petroquímica, do SENAI CETIND como requisito parcial de aprovação na disciplina de Análise Química II. Professor (a): Luís Henrique. |
LAURO DE FREITAS 2017 |
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................01
2. OBJETIVOS..................................................................................................02
2.1 Objetivo específico...................................................................................02
3. MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS..................................................03
4. PARTE EXPERIMENTAL..............................................................................04
5. RESULTADOS E DISCUÇÕES............................................................05 e 06
6. ANEXO..........................................................................................................07
1. INTRODUÇÃO
A química analítica é dividida em duas grandes partes, qualitativa e quantitativa. A reação de neutralização se enquadra na química analítica quantitativa, pois usa se uma solução no qual sabe se a quantidade em termos de concentração e uma outra a qual sua concentração ira ser determinada após a reação de neutralização, no caso. Sendo assim, neutralização pode ser definida como uma técnica de volumetria que utiliza o principio de neutralização acido base, na qual há uma reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água.
Para determinar o ponto final de neutralização, que é quando a reação se da 1:1, são usados indicadores que mudam de cor ou geram uma turvação para indicar que a neutralização se deu por completa. Se a reação de neutralização se der por excesso, ou seja, se no erlenmeyer estiver uma substância de caráter ácido e na bureta estiver a substância de caráter básico e a substância neutralizada apresentar uma cor bastante forte, por conta do indicador, a reação se deu por excesso e há mais base do que o determinado para neutralizar, passou do ponto.
Para realizar a reação foi usado como substância de caráter ácido o ácido acetisalicítico que estava no erlenmeyer, ou seja, substância com concentração desconhecida e na bureta a solução de caráter básico o hidróxido de potássio de concentração conhecida, que já havia sido preparada em aulas anteriores.
No preparo de solução, houve o uso de uma solução tampão, que serve para
atenuar ou dificultar a mudança de pH.
01
2. OBJETIVO
A experiência tem como objetivo usar 100g de compridos de AAS o Ácido acetisalicítico (C9H8O4) dissolvidos em 10 mL de etanol e 20 mL de água para ser neutralizado pela substância de caráter básico o Hidróxido de potássio (KOH). O objetivo principal, pelo qual a reação é realizada é para se determinar a concentração de Ácido acetisalicítico.
2.1 Objetivo específico
Preparar um solução de caráter alcalino de Hidróxido de Potássio para neutralizar uma solução de ácido acetilsalicílico.
02
3. MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
- Almofariz e pistilo;
- Bureta de vidro de 25mL
- Balança analítica;
- Proveta de 25 mL;
- Água;
- Etanol PA;
- Hidróxido de Potássio;
- Solução alcoólica de fenolftaleína;
- AAS comercial.
03
4. EXPERIMENTAL
Foi pesado o comprimido de AAS na balança analítica e seu peso foi anotado, 0,131g, após ser triturado sua massa não correspondeu ao esperado de no mínimo 0,100g e então precisou-se pegar mais um comprimido com massa de 0,136g e após triturado sua massa foi então somada ao primeiro comprido, chegando então a massa de 0,106. O conteúdo pesado na balança foi colocado com cuidado no erlenmeyrer e logo em seguida foi medido 10 mL de etanol na proveta de 25mL e depois mediu-se 20 mL de água na proveta de 25mL, ambos foram despejados no erlenmeyer e o conteúdo presente foi agita por cerca de 3 minutos para homogeneizar, a agitação foi moderada, pois se não o sólido em suspensão poderia ficar alojado paredes da vidraria.
A solução diluída de hidróxido de potássio foi transferida do balão volumétrico para a bureta de 25mL e seu volume aferido, medindo 24,94. Foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína na solução de ácido acetisalicítico presente no erlenmeyer para indicar o ponto de equivalência.
Após a reação de neutralização se dar pro completo, foram gastos 4,82mL de hidróxido de potássio para neutralizar 0,106g de ácido acetisalicítico dissolvidos em 10 mL de água e 20mL de etanol.
04
5. RESULTADOS E DISCUÇÕES
Utilizada para determinar as quantidades e as concentrações de compostos e soluções, a volumetria de neutralização usa o princípio de neutralização ácido-base. A concentração de KOH obtida foi de 0,911g/mol.
...