Cadeia De Suprimentos
Artigo: Cadeia De Suprimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fbs_fabiana • 22/3/2015 • 860 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
Exercício de Gestão da Cadeia de Suprimentos
1 - São todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias desde o seu estágio da matéria-prima (extração) até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informações (BALLOU, 2005).
2 - Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
3 - A atividade de exploração de petróleo pode ser considerada uma atividade de custo muito elevado, devido à necessidade de volumosos investimentos para financiar os gastos nesta atividade. Os custos estão relacionados aos levantamentos geológicos e estudos necessários para constatar a possibilidade de existência de petróleo através de tecnologias sofisticadas, como a sondagem e a perfuração. Esses estudos são necessários para que possa viabilizar as atividades de extração do óleo.
Exatamente, a exploração divide-se em duas partes:
- primeira: constituída de estudos geológicos e geofísicos;
- segunda: que envolve a perfuração de um ou mais poços de prospecção.
O processo de exploração demanda muito tempo podendo levar em média oito anos para a realização de todas as etapas.
Não se pode deixar de ressaltar que, para uma empresa operar nesta atividade, é imprescindível que ela obtenha uma licença para a exploração. A Agência Nacional do Petróleo - ANP é o órgão responsável pela regulação desta atividade.
A atividade de produção de petróleo realizada na terra é chamada onshore. No caso das reservas encontradas na água, em mares e oceanos, a produção é chamada de offshore.
A produção offshore é mais complexa devido à profundidade em que se encontra o óleo. Necessita-se de alta tecnologia na perfuração, e de um severo sistema de segurança para evitar os riscos de derramamento de óleo na água. A produção onshore também envolve riscos de acidentes relacionados a explosões que acarretariam na perda do poço. Este permaneceria queimando por muito tempo até consumir o combustível, que é por natureza flamável, considerando que o custo para controlar este tipo de incêndio é extremamente elevado.
A atividade de exploração é muito arriscada e onerosa. Os equipamentos são extremamente caros e as empresas optam por terceirizar esta atividade.
O trabalho de perfuração envolve muitos riscos, como as erupções de gás e óleo que podem provocar danos nos equipamentos de perfuração e perigos de explosão. Além disso, o custo de controle de incêndio é elevado.
A mesma empresa ou consórcio que realiza os investimentos em exploração é, geralmente, a responsável por realizar a fase de produção de petróleo. Os custos envolvidos na fase de produção com o sistema de segurança e os equipamentos necessários para o início da produção são elevados, no caso de poços offshore (plataformas) e no onshore (gafanhotos), mas são menores se comparados com a fase de exploração.
4 - Apesar do conceito de Cadeia de Suprimentos ser algo relativamente novo, suas bases remontam do nascimento da logística como ciência
...