Cadeia de logistica jit
Por: Moises2222 • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 841 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIEIRA[pic 2]
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA – DIREÇÃO ACADÊMICA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II
Fabricio Santiago
Marco Aurélio
Marcos Vinicius
Moises Dias
Natalie
Ruan Rampinelle
CADEIA LOGISTICA JIT
JUIZ DE FORA
MAIO DE 2016
CADEIA LOGISTICA “JIT/TQC”
JUST IN TIME E CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL
A filosofia JIT/TQC surgiu no Japão na década de 60, sendo aplicada inicialmente na indústria automobilística, em particular na Toyota Motors Company. Aos poucos os princípios gerais dessa filosofia foram se consolidando e seus conceitos difundidos para os ramos de auto peças e eletrônicas. Dando assim ao Japão o reconhecimento de padrão de excelência.
Introdução
Nosso tema tem como objetivo apresentar a visão da filosofia JIT/TQC para as questões referentes aos relacionamentos criados entre os participantes de um sistema de cadeia produtiva.
“Clientes, Fornecedores e Transportadoras”.
[pic 3]
Conforme a proposta da cadeia Logística JIT, a união entre as partes “empresas / fornecedores” devem ser fortes e duradouras havendo sempre responsabilidades de todas as partes envolvidas no processo para um posterior atendimento de qualidade e atendimento de entrega dentro dos prazos pré-estabelecidos do produto ou serviços.
[pic 4]
Filosofia JIT / TQC se basea em cinco Conceitos.
Satisfazer as necessidades dos clientes: é o mesmo que responder seus anseios lhe fornecendo produtos de qualidade no momento em que for solicitado. Abaixo citamos mais algumas maneira de satisfação ao Cliente.
- Reduzir custos;
- Produzir pequenos lotes com qualidade;
- Ser flexível;
- Reduzir os estoques dos clientes;
- Projetar em conjunto;
- etc;
Eliminar desperdícios: analisar todas as atividades que não agregam valor no produto.
- Desperdícios de Superprodução,
- Desperdícios de espera,
- Desperdícios de estoques
- Desperdícios Movimentos improdutivos
- Desperdícios de produtos defeituosos
Melhorar continuamente “Kaizen”: enxergar o problema ou erro como forma de oportunidade de melhoramento.
- Zero defeito
- Zero estoque
- Zero Movimentação
- Zero Lead time
Se integrar com os clientes, ação que nos fornecer diversas vantagens.
Planejar e Programar: Estes são dois requisitos fundamentais na filosofia JIT/TQC. Pois é aí que se inicia o combate aos desperdícios, organização dos Layouts convencionais da empresa pela definição dos locais específicos para o armazenamento dos materiais fabricados, locais das ferramentas etc.
[pic 5]
ABAIXO IREMOS CITAR ALGUMAS TÉCNICAS DO SISTEMA JIT/TQC.
- Fabricação focalizada: refere-se a um conceito que visa diminuir a competição, com especialização no processo de produção. A fábrica focalizada é uma fábrica designada para fabricar uma série de produtos semelhantes que usam a mesma série de processos.
- Sistema puxado “KANBAN”: ou produção puxada, fazer o necessário quando necessário, ou seja, reduzir ao máximo o estoque produzindo apenas aquilo que o cliente comprou.
- Nivelar a Produção: Essa técnica envolve a programação de produção a fim de minimizar as variações nas quantidades produzidas.
- Redução nos Setup: na conclusão de uma determinada tarefa.
- Manutenção Preventiva: que envolve toda a ação de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos.
- Integração Interna e Externa: Os sistemas de Integração internos da empresa e o nível de relacionamento externo entre as empresas da cadeia produtiva.
- Redução dos Lead Times: Que é a redução no tempo que demora para um produto atravessar todas as operações requeridas dentro da cadeia de suprimentos
[pic 6]
Quando não há confiança, reponsabilidade e cooperação para solucionar um problema entre as partes, existem vários fatores que apontam que este relacionamento não esta bem.
...