TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O custeio da cadeia logística

Resenha: O custeio da cadeia logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

O custeio da cadeia logística pressupõe uma visão horizontal da empresa, visto que ela pode ser considerada um processo, composto de várias atividades, que ocorrem para que os produtos sejam fabricados e entregues aos clientes.

Assim, o Custeio Baseado em Atividades deve servir de base para o custeio e gerenciamento das atividades da cadeia logística. Como os custos logísticos são basicamente custos de serviços, o Custeio Baseado em Atividades é uma das melhores alternativas para a determinação desses valores, devido à sua aplicabilidade nesses ambientes. A visão horizontal da empresa, necessária para a identificação das atividades executadas no fluxo logístico, também está presente na teoria do Custeio Baseado em Atividades, onde as atividades são identificadas através de um mapeamento dos processos.

O ABC é o sistema de custeio que permite suportar de uma forma flexível qualquer uma das ferramentas de uma maneira integrada. As ferramentas Lucratividade Direta por Produto (DPP), Custeio Total de Propriedade (TCO) e Análise da Lucratividade de Clientes (CPA) são consideradas etapas do ABM – Activity Based Management. Desta forma, as informações geradas pelo ABC são empregadas para motivar a melhoria dos processos da cadeia de suprimentos.

Depois de definidas as atividades da cadeia logística e de distribuídos a elas os gastos, a compreensão das atividades relativas à distribuição que podem ser associadas diretamente aos produtos, permite que se verifique a Lucratividade Direta por Produto (DPP). Com essa ferramenta, a organização pode conhecer e tomar medidas para a redução de custos das atividades de distribuição mais onerosas ou não agregadoras de valor, que diretamente interferem na lucratividade dos produtos.

Através da análise da lucratividade de clientes (CPA) é possível desenvolver estratégias para tornar clientes que actualmente dão prejuízo em clientes lucrativos. Tais estratégias incluem: vender produtos e serviços com margens maiores; cobrar taxas adicionais para serviços diferenciados; substituição de canais de serviço para clientes não lucrativos por outros de menor custo e fazer com que estes clientes comprem a mesma quantidade de itens com uma quantidade menor de ordens (uma maneira de reduzir os custos de processamento de expedição dos pedidos). Tornar clientes não lucrativos em clientes lucrativos pode ser uma questão de mudança de relacionamento entre empresa e cliente.

Quando se fala sobre o TCO, percebe-se que novamente o Custeio Baseado em Atividades pode ser empregado para sua operacionalização. O TCO reconhece que os custos de aquisição de um item não são somente aqueles do item propriamente dito, mas de todas as atividades executadas para que o item seja adquirido e utilizado. Assim, conclui-se que o ABC pode ser empregado como base para a utilização de outras técnicas, que permitirão a melhoria dos processos da cadeia e redução dos custos logísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com