Capitalização de interesse simples
Seminário: Capitalização de interesse simples. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: silmarasparvolli • 17/11/2014 • Seminário • 750 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Neste trabalho apresentaremos um estudo de caso muito interessante, é o caso de Marcelo e Ana. Hoje sem filhos e em uma condição financeira organizada, mas com dívidas contraídas em seu casamento, por um momento ondes ambos estavam em um estado de felicidade e por isso não conseguiram imaginar o quanto seria pago em um dia tão feliz.
Conheceremos sobre Capitalização de Juros Simples, em cada período os juros são calculados em relação ao capital inicial e; Capitalização de Juros Composta é calculada os juros de cada período com base no capital inicial, acrescido dos juros relativos ao período anterior.
Ajudaremos Marcelo e Ana a se organizarem financeiramente e como organizar-se de maneira correta, de maneira pensada, para que assim não contraiam uma dívida impensável e que possam se prejudicar já que a mesma não pensada pode ter várias reações negativas.
Nosso desafio para a resolução da ATPS será de que Marcelo e Ana planejam ter um filho no próximo ano, só que para isso precisam quitar suas dívidas contraídas, pois querem dar um conforto ao filho desde o momento que nasce até o momento de sua formação na universidade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 Etapa 1 6
2.1.1 Passo 1-Regime de Capitalização Simples e Composta 6
2.1.2 Passo 2 e 3 – Leitura e resolução dos Casos A e B 9
2.2 Etapa 2 11
2.2.1 Passo 1 - Serie uniforme de Pagamentos Postecipados e Antecipados 11
2.2.2 Passo 2 e 3 - Leitura e resolução dos Casos A e B 12
3 CONCLUSÃO 14
4 BIBLIOGRAFIAS 15
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Etapa 1
2.1.1 Passo 1-Regime de Capitalização Simples e Composta
É o modo como à taxa de juros interfere sobre o capital inicial e em diversos períodos de tempo.
Regime de Capitalização Simples em cada período os juros são calculados em relação ao capital inicial.
Regime de Capitalização Composta é calculado os juros de cada período com base no capital inicial, acrescido dos juros relativos ao período anterior.
Esse regime é o mais usado pela matemática financeira, por se tratar de uma conta cotidiana, seja por uma conta parcelada ou financiada, que sofre de juros sobre juros em cada período.
A taxa usada para calcular o juros compostos é:
VF= VP (1 + i)n
Onde:
VF = Valor Futuro
VP = Valor Presente
i = Taxa de Juros
n = número de períodos
A taxa de juros do regime de capitalização simples é conhecida como taxa de juros simples, já a do regime de capitalização composta é definida com taxa de juros composta.
Nos dois regimes temos características iguais, como os juros são pagos ou recebidos ao final de cada período de capitalização; o capital aplicado ou emprestado é capitalizado a cada período de tempo; os períodos de tempo são descritos, isto é, são pontuais, por exemplo: dia, mês e ano.
A formula para se calcular o juros simples é:
...