Carro Elétrico
Por: Leonardo Urze • 2/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.156 Palavras (9 Páginas) • 415 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP
Engenharia – 3º Semestre
Atividades Práticas Supervisionadas (APS)
Carro Elétrico
George Roque RA: 618136-8
Giovanni Barcala RA: C26JJF-0
Leonardo Gouveia Urze RA: T31389-9
Leoni Lima Figueiró RA: C17281-2
Marcone Rocha RA: C13928-9
Marcos da Silva Fernandes RA: T17717-0
William Missias da Silva RA: B88765-6
Turma: EC3Q01
São Paulo – SP
2015
Universidade Paulista – UNIP
Atividades Práticas Supervisionadas (APS)
Carro Elétrico
Trabalho apresentado como requisito auxiliar a formação da nota semestral do curso de Engenharia – 3º Semestre.
São Paulo – SP
2015
RESUMO
Para realizarmos este trabalho, fizemos um levantamento histórico dos modelos existentes, a fim de definirmos o tipo de carrinho que atendesse às especificações que teríamos que respeitar. Após essa pesquisa começamos a procurar os materiais e componentes para executar a montagem.
Após a montagem do protótipo, demos início aos testes para confirmarmos a eficiência do equipamento, como: completar o percurso máximo de 20m e demais manobras, os quais, foram confirmados com toda segurança.
Palavras-chaves: Estudo, Projeto, Protótipo, Viabilidade, Percurso, Carro Elétrico.
SUMÁRIO
- Introdução...................................................................................... 5
- Objetivos.............................................................................. 7
- Meta...................................................................................... 7
- Justificativa.......................................................................... 7
- Metodologia......................................................................... 7
- Passos para construção do Carro Elétrico......................... 8
- Material Utilizado............................................................... 8
- Passo a Passo da Construção............................................ 9
- Esboço do Projeto.............................................................. 10
- Cálculos Utilizados............................................................. 12
- Conclusão....................................................................................... 13
Referências Bibliográficas...................................................................... 14
- Introdução
Uma solução para o problema das emissões de dióxido de carbono (CO2) é o veículo elétrico, que não produz nenhum tipo de emissão. O motor a combustão interna é substituído por um motor elétrico, movido a baterias recarregáveis em vez de gasolina ou outros combustíveis. A longo prazo, o objetivo é obter eletricidade de uma fonte de energia limpa, dando aos veículos a contribuição zero na emissão de gás carbônico.
Os veículos elétricos estão sendo desenvolvidos há bastante tempo. O grande problema foi e continua sendo a tecnologia de baterias. Atualmente, os modelos existentes conseguem percorrer apenas de 80 a 160 km antes de precisar de recarga. Mas as montadoras veem, nos veículos elétricos, a tendência para o futuro, depois que os problemas de bateria forem resolvidos.
- História dos Veículos Elétricos
Os veículos elétricos estão entre os primeiros carros construídos durante os anos iniciais da indústria automobilística. O primeiro veículo independente a rodar com eletricidade foi construído na década de 1830, na Escócia. A fonte de energia para esse veículo não era recarregável, um problema considerável. Vários outros veículos elétricos chegaram às ruas nos anos 1800, mas o primeiro automóvel elétrico real surgiu em 1891, na oficina de William Morrison, de Des Moines, em Iowa. Em 1897 uma frota de táxis elétricos estava operando em Nova York. Contudo, pouco depois desse pico de popularidade, o carro elétrico caiu em declínio. Henry Ford introduziu o Modelo T, com motor de combustão e produzido em massa, tornando os automóveis acessíveis às massas. Em 1920 o carro elétrico havia praticamente desaparecido, substituído por carros que iam mais longe e mais rápido com mais energia. A transição para o motor de combustão interna foi auxiliada pelo fato de que a gasolina estava prontamente disponível.
A ideia de um carro elétrico para as massas voltou em 1960. Mas só pegou na década de 1970, quando as preocupações com a poluição e os preços crescentes da gasolina aumentaram. O primeiro veículo elétrico foi o CitiCar da Vanguard-Sebring, lançado em 1974. Esse minúsculo veículo podia passar de 48 km/h e rodar aproximadamente 64 km a cada recarga. Cerca de 2.000 veículos foram fabricados. O CitiCar não era muito seguro, e em 1976 a montadora parou de fabricá-los.
- Dos carros de verdade para os de “brinquedo”.
Os primeiros veículos de controle remoto não foram construídos para o uso público. Como muitas formas de tecnologia, o primeiro veículo foi feito para a guerra. Os alemães usaram mísseis controlados via rádio durante a 2ª Guerra Mundial. O primeiro veículo para uso popular foi um avião. A primeira aparição foi na década de 50, eles eram grandes e com pequenas capacidades de alcance. As pilhas eram grandes e ineficientes. Mas foi o bastante para despertar o interesse dos amadores.
...