Carteira Estudantil Para cadeirantes
Por: Altieres94 • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS - UNIDADE BETIM – MG[pic 2]
DEPARTAMENTO DAS ENGENHARIAS
CURSO ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
PROFESSSOR: BRUNO LIMA
ENTREGA DO PROJETO: 29/05/2014
Carteira Estudantil Para cadeirantes
BETIM/MG
2014
1. Índice
2. Identificação da necessidade
3. Definição do problema
4. Coleta de informações
5. Estudo de mercado
6. Concepção
7. Avaliação
8. Especificação da solução
9. Finanças / Custo
9.1 – Projeto básico
9.2 – Projeto executivo
Tabela de Custos
10. Ambiental (Ecológicas)
11. Comunicação
12. Croqui e protótipo do projeto
2. Identificação da necessidade
Mesa ergonomicamente correta para cadeirantes.
3. Definição do problema
O usuário de cadeira de rodas não possui atualmente mesas especificas que atendam a sua necessidade.
4. Coleta de informações
Através de informações coletadas em sala de aula, constatamos que não existe disponível nas instituições de ensino publico, mesas e lugares específicos para cadeirantes, bem como a falta de incentivo.
Com base em pesquisas, percebemos um aumento significativo de alunos usuários de cadeira de rodas na rede de ensino.
5. Estudo de mercado
O mercado hoje tem deficiência de produtos com características e área de atuação como o que estamos propondo, em função disso, as chances de aceitação do produto são grandes, já que, para os usuários de cadeira de rodas seria um incentivo e demonstração da valorização que eles têm para o mercado de trabalho, como também para as instituições que além de promover o encontro do ensino aos cadeirantes, ainda aumenta o leque de oportunidades, portanto podemos afirmar que o projeto é viável e terá uma boa aceitação no mercado tendo em vista a necessidade de mão de obra qualificada e a necessidade de qualificação da sociedade.
6. Concepção
Após a coleta de informações consideramos como foco, a criação de carteiras ergonomicamente corretas para os cadeirantes, descartando outras hipóteses levantadas durante o estudo e coleta de informações.
7. Avaliação
Com base no levantamento efetuado, avaliamos os riscos quanto aos custos e aplicação no mercado nacional, e concluiu-se que pode ser de grande utilidade publica e atender uma necessidade do mercado de ensino.
8. Especificação da solução
- Estudos ergométricos e comportamentais com foco no bem estar dos cadeirantes e dos alunos no geral, onde foi possível detectar que as salas possuem espaço suficiente para que sejam demarcados pelo menos 1 lugar específico para alunos usuários de cadeiras de rodas, sendo que, seriam preenchidos o primeiro lugare de cada fileira conforme levantamento realizado no momento da matricula.
- A partir de protótipos, podemos criar um modelo de mesa estudantil na qual os próprios cadeirantes poderão utiliza - lá sem que haja a necessidade de ajuda de terceiros, na qual iremos detalhar no decorrer da proposta.
9. Finanças / Custo
Com base na solução, dividimos os custos em dois pontos.
...