Cerâmica Branca e Vermelha
Por: josejunqscar • 6/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.705 Palavras (11 Páginas) • 882 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS
ENGENHARIA CIVIL
ANDRÉ LUIS ZILI
FERNANDO CORTEZ SANCHEZ
JOÃO RUBENS DE OLIVEIRA ALVES
JOSÉ JUNQUEIRA SCARAMUCCI
MATHEUS HEITOR LOPES VIEIRA
CERÂMICA BRANCA E VERMELHA
LINS
2016
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- DESENVOLVIMENTO 5
2.1- Cerâmica vermelha- Processo de fabricação de bloco cerâmico 5
2.1.1- Equipamentos 5
2.1.2- Extração de matéria prima 5
2.1.3- Preparação da Massa Cerâmica 6
2.1.4- Laminação 7
2.1.5- Moldagem 7
2.1.6- Colagem ou Fundição 8
2.1.7- Prensagem 8
2.1.8- Extrusão 9
2.1.9- Torneamento 10
2.1.10- Secagem 10
2.1.11- Queima 10
2.2- Cerâmica branca 11
2.2.1- Preparação da Massa Cerâmica 11
2.2.2- Moldagem 11
2.2.3- Secagem 11
2.2.4- Esmaltação 12
2.2.5- Queima 12
3- CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1- INTRODUÇÃO
“A cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas” (Associação Brasileira de Cerâmica).
O setor cerâmico é amplo e heterogêneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em função de diversos fatores como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Os materiais cerâmicos são geralmente divididos em dois grandes grupos: Os cerâmicos tradicionais que são obtidos a partir de três componentes básicos (argila, sílica e feldspato) que produz as telhas, tijolos, a porcelana, louça sanitária e moldações cerâmicas; e cerâmicos técnicos que são formados por compostos puros ou quase puros (óxido de alumínio, óxido de zircônio, carboneto de silício, nitreto de silício) que são aplicadas nas zircônia em facas, o carboneto de silício em anilhas, e a alumina em painéis de fornos, parafusos e invólucros cilíndricos de lâmpadas de alta intensidade.
A principal matéria prima é a Argila branca e vermelha, encontrada próxima a rios.
A argila é formada por um conjunto de minerais, compostos principalmente de silicatos de alumínio hidratados - que possuem a propriedade de formarem com a água uma pasta plástica suscetível de conservar a forma moldada, secar e endurecer sob a ação do calor, sendo considerada, portanto, quimicamente inertes (endurecem por simples seca) - e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, além de vários outros minerais característicos da região que determina sua coloração.
Suas principais características e propriedades são: resistência ao calor e corrosão; após cozimento e vidrada, a peça se torna mais impermeável; adquire plasticidade ao misturar com água; resistência ao ataque de produtos químicos; resistência à tração e a compressão; dureza (resistência que os corpos opõem ao serem riscados).
De acordo com a Associação Brasileira de Cerâmica, a Cerâmica Vermelha
compreende aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas) e também utensílios de uso doméstico e de adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo, porém o mais correto é em Materiais de Revestimento.
Já a Cerâmica Branca, é um grupo bastante diversificado, compreendendo materiais constituídos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vítrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca da massa, necessária por razões estéticas e/ou técnicas. Com o advento dos vidrados opacificados, muitos dos produtos enquadrados neste grupo passaram a serem fabricados, sem prejuízo das características para uma dada aplicação, com matérias-primas com certo grau de impurezas, responsáveis pela coloração.
Dessa forma é mais adequado subdividir este grupo em:
•louça sanitária
•louça de mesa
•isoladores elétricos para alta e baixa tensão
•cerâmica artística (decorativa e utilitária).
•cerâmica técnica para fins diversos, tais como: químico, elétrico, térmico e mecânico.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- Cerâmica vermelha- Processo de fabricação de bloco cerâmico
2.1.1- Equipamentos
Os equipamentos básicos para a fabricação de tijolos de revestimento, que podem ser substituídos por outros mais acessíveis, são listados a seguir:
- Caixa de alimentação;
- Misturador;
- Laminador;
- Esteira automática;
- Maromba;
- Caldeira, Exaustor (utilizados no processo de secagem artificial);
- Escavadeiras, Pás carregadeiras, e Caminhão basculante (para o transporte e retirada da matéria prima).
2.1.2- Extração da matéria prima
As jazidas de argila podem ser de propriedade do empreendedor, ou este pode receber do Ministério de Minas e Energia o direito de explorar jazidas de terceiros.
Normalmente após a extração da argila ocorre a extração da areia, também usada na construção civil, que se encontra em camadas abaixo das de argila.
Como a extração ocorre a céu aberto, escolhem-se os meses de menor precipitação para o processo produtivo, onde a argila é extraída por escavadeira, que faz o carregamento de um caminhão basculante. A argila é então transportada até o local onde será armazenada em pequenos lotes, cobertos com lona plástica para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica e sais solúveis.
[pic 1]
Figura 1: Extração da argila
Fonte: http://www.ceramica6.com.br/materia-prima-ceramica6.php#
A Argila e então armazenada em camadas, para facilitar a mistura no momento de sua retirada, e passa então por um período de descanso, para melhorar os resultados na conformação do produto acabado.
...