Classificação De Programas Educacionais
Artigo: Classificação De Programas Educacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeanneilh • 14/5/2014 • 312 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Classificação dos programas:
• Tutorial - KIT PIX DE LUXE 3 – justificativa: Os softwares educativos atendem ao aspecto de entretenimento. Um bom programa tutorial pode servir à Inteligência Artificial com a finalidade de apontar erro, avaliar o estilo e a capacidade de aprendizagem do aluno, além de oferecer instruções especiais sobre o conceito onde o aluno está apresentando dificuldade.
• Exercício e prática – FINGERS – justificativa: No tempo predeterminado da aula, um digitador mais hábil vai completar mais exercícios e enfrentará novos desafios. Nesses programas, o professor dispõe de uma bateria de exercícios ou lições que são disponibilizados e o aluno pode resolvê-los de acordo com o seu interesse.
• Jogos educativos - ZOOMBINIS – O RESGATE NA MONTANHA - justificativa: Jogo competitivo e ensina, pois a exploração é autodirigida e normalmente não há ensino explícito, mas podem ser integrados com outras atividades educativas. Desafiam e estimula o estudante a competir com os colegas, o que poderá dificultar o processo de aprendizagem.
• Simulação - THE SIMS – justificativa: não têm finalidade educacional específica, porém têm sido explorados com a criatividade de professores e alunos.
• Programação - KIT EDUCACIONAL SUPERLOGO - justificativa: Alunos e professores, mesmo que não possuam conhecimentos avançados de programação, poderão criar programas, que permitem transformar a informação em conhecimento.
• Aplicativo – EVEREST 8.0 - justificativa: Não têm finalidade educacional específica, porém têm sido explorados com a criatividade de professores e alunos.
• Autoria - DEFENDA-SE 2.0 - justificativa: Os programas de autoria aproximam-se ao processador de texto executando uma série de informações e não a própria informação. O aprendiz escolhe as opções oferecidas pelo software, o computador lhe oferece as informações e o aprendiz reflete sobre essa informação.
REFERENCIAS
OLIVEIRA, Déborah Ruchiga de. / SANTOS, Paulo Roberto Pereira dos; PACHECO Samuel Bueno; CUNHA, Vanildes Vieira da. – INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO 2. v. 2 Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ, 2010.
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