Comandos Eletricos
Exames: Comandos Eletricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mihawk177 • 22/1/2014 • 936 Palavras (4 Páginas) • 395 Visualizações
Conceitos de Comandos elétricos industriais
Ultimamente, com a atual metodologia contemporânea tecnológica disponível para automação a nível industrial, comandos controle dos motores elétricos passaram a ser conhecidos como equipamentos básicos indispensáveis nas indústrias de economia mistas ou manufatura.
Curso Tecnologia Automação industrial IESB
Disciplina introdução mecânica matutina
Primeiro módulo
DISPOSITIVOS DE PROTECÃO
A proteção e qualquer ação automatizada gerada por dispositivos sensíveis a determinadas condições irregulares, significa impedir ou ater detrimentos a um sistema ou equipamento. A escolha da aplicação e a coordenação seletiva adequada ao conjunto de componentes que constituem a proteção de um sistema e um dos aspectos mais importantes da instalação elétrica industrial. O papel da proteção e precisamente tornar mínimo os estragos ao sistema e seus componentes, sempre que ocorrer uma falha no equipamento, no sistema elétrico ou falha humana, constituindo os dispositivos mais utilizados na indústria como disjuntores, fusíveis e reles bi metálicos.
DISPOSITIVOS DE COMANDOS
CONCEITO:
EQUIPAMENTOS CAPAZES DE EXECUTAR A INTERLIGACAO
E DESLIGAMENTO DE PONTOS ENTRE OS QUAIS CIRCULARA
CORRENTE QUANDO INTERLIGADOS.
A concepção de um sistema de acionamento e proteção carece de muita precaução, pois dela acopla a resistência do sistema e o funcionamento adequado dos equipamentos a serem incorporados. Os dispositivos de comandos ou acionadores, utilizados em circuitos elétricos de baixa tensão, consistir em dos tipos mais variados e com particularidades de funcionamento bem distintas.
Essas diversidades e consequência das funções que especificam cada dispositivo devem executar, dependendo de sua posição no circuito. Um dos critérios mais utilizados e o que classifica os acionadores conforme sua capacidade de ruptura, isto e, da corrente ou potencia que as mesmas são capazes de comandar.
CHAVE MAGNETICA OU CONTATOR MAGNETICO
Contator e um dispositivo eletromagnético que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferencialmente para comandos elétricos automáticos a distancia. E composto de uma bobina que quando alimentada designa um campo magnético no núcleo fixo que por sua vez atrai o núcleo móvel que fecha o circuito. Interrompendo alimentação da bobina, desaparece o campo magnético, gerando o retorno do núcleo através de molas.
O contator, que e de acionamento não manual por definição, pode ser do tipo. “de potencia“ e “auxiliar“, e normalmente tripolar, por ser usado em redes industriais que são principalmente trifásicas. O seu funcionamento se da perante condições nominais e de sobrecarga previstas, sem porem ter capacidade de interrupção para desligar a corrente de curto-circuito.
O acionamento e feito por uma bobina eletromagnética pertencente o circuito de comando, bobina essa energizada e desenergizada normalmente através de uma botoeira liga-desliga, estando ainda em serie com a bobina do contator um contato pertencente ao rele de proteção contra sobrecargas, do tipo NF (Normalmente Fechado). Esse contato auxiliar, ao abrir, interrompe a alimentação da bobina eletromagnética, que faz o contator desligar. Fusíveis colocados no circuito de comando fazem a proteção perante sobrecorrentes.
RELES DE TEMPO (TEMPORIZADOR)
São temporizadores para controle de tempos de curta duração. Utilizados na automação de maquinas e processos industriais, especialmente em sequenciamento, interrupções de comandos e em chaves de partida. No painel desses rele se encontra um botão pelo qual se seleciona o tempo de retardo.
MOTORES ELETRICOS:
Os motores convertem alguma forma de energia em mecânica, de rotação. Os motores elétricos convertem energia elétrica em mecânica ou mais especificamente em torque ou conjugado. Os motores
...