TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Eletronico

Trabalho Escolar: Comercio Eletronico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

Mercado Eletrônico e Mercado Tradicional

 Diferença entre comércio eletrônico e o comércio tradicional

O comércio eletrônico pode ser definido como um conjunto de atividades comerciais que ocorrem on-line envolvendo um processo de compra e venda pela Internet entre diferentes ramos comerciais, produtos físicos ou virtuais e também serviços. Ou ainda é a compra e a venda feita através de equipamentos eletrônicos e por enquanto é um mercado sem restrições.

Quando se fala em comércio tradicional, geralmente se pensa num estabelecimento comercial onde o cliente compra produtos pessoalmente, analisando a cor, sentindo o cheiro, tocando no produto, pegando a nota fiscal e pagando a conta entregando o cheque ou dinheiro ao vendedor, entre outras coisas. Com o avanço da tecnologia, e com aumento de acessos a Internet, e o surgimento do comércio eletrônico, este conceito já pode ser dito de forma diferente, porque os produtos não estão mais diante do cliente e então surgem as dúvidas com relação ao pagamento e ao próprio produto.

 Risco para os dois tipos de comércio

Os sites de comércio eletrônico já são populares para os internautas, mas ainda perto do número de internautas, são poucas as transações que ocorrem. O fator que está impedindo o processo é a insegurança que as pessoas ainda têm na rede, falta de um padrão seguro que não consegue evitar os ataques ocorridos.

Na transação on-line também existem fatores opostos, por exemplo, a falta de interação pessoal por um lado é um fator positivo que deixa o consumidor muito mais à vontade, mas por outro, causa grande desconforto na hora de se concretizar a compra. O mesmo pode pensar que seus dados pessoais vão ser revelados, que a loja pode ser uma farsa apenas para roubar o número do seu cartão de crédito, alguém poderia “espiar” a transação, os dados podem não chegar corretamente, e muitas outras incertezas. O principal motivo de destas desconfianças, é a crescente onda de ataques na Internet, devido à falta e falhas na segurança nos protocolos utilizados e na configuração dos servidores. Quanto a competição da mesma forma que se tem à vantagem de se comercializar em qualquer lugar do mundo, a competição que até então era local agora se torna mundial. Outra desvantagem é pelo fato da procura dos produtos serem mais rápida e fácil, os consumidores não garantem lealdade ao seu vendedor.

Quanto ao comércio tradicional, com o aparecimento das grandes áreas comerciais vê-se ameaçado em face dessa concorrência desigual, sobrevivendo com grandes dificuldades, ou mesmo morrendo gradualmente. O custo relativamente elevado do produto é a sua principal desvantagem, incluindo as dificuldades em pesquisa de preço e disponibilidade dos produtos.

 Desafio pra se manter as duas modalidades na empresa

Qualquer empresa que objetiva permanecer em atividade precisa prever possíveis ocorrências para saber que rumo tomar e se preparar para enfrentá-las

Um dos principais desafios do comércio eletrônico é a logística, é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço. O maior obstáculo é que cada vez mais os clientes estão exigindo melhores níveis de serviços, mas ao mesmo tempo, não estão dispostos a pagar mais por isso. O preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com