Comercio Eletronico Etapa 1
Exames: Comercio Eletronico Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: urany • 21/11/2014 • 1.786 Palavras (8 Páginas) • 309 Visualizações
Introdução
O comércio sempre esteve presente na sociedade, mesmo antes da existência do dinheiro. Veio então à era do conhecimento, que fez surgir à internet. Hoje a internet se encontra acessível à maioria da população. O e-commerce ou comércio eletrônico significa simplificação das operações e procedimentos administrativos, controle de entrada e saída de produtos, redução nos custos de pessoal e de recursos físicos, e muitos outros benefícios que vão depender do modelo adaptado. Do ponto de vista consumidor, este tipo de comércio visa, sobretudo reduzir custos, na medida em que o cliente pode adquirir produtos que deseja ou necessita a preços mais reduzidos, sem ter que gastar dinheiro com deslocações, trânsito, filas e tudo o que está envolvido numa compra tradicional e ainda algo bastante importante, o fato de poder adquirir algo em qualquer parte do mundo.
E-business
Acrônimo do inglês “Electronic Business (negócios eletrônicos)”, é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na internet. Muitas vezes associado ao termo comércio eletrônico. Pode-se definir como negócios feitos pela internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc.
Tem como aplicação a criação de sistemas capazes de prover comunicação entre empresas, simplificando o processo de compra e venda entre elas. Existem inclusive sistemas que fazem pedidos automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos, facilitando assim todo o processo de fabricação e venda, melhorando assim a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda.
E-commerce
Comércio eletrônico ou e-commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comercio de bens e serviços entre organizações.
É atualmente um dos mais importantes fenômenos da internet em crescimento. O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comercio eletrônico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo haja uma aceleração do crescimento. Brevemente as fronteiras entre comercio “convencional” e “eletrônico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam seções inteiras das suas operações para a internet.
Tipos de e-commerce:
• Business to Consumer (B2C);
• Business to Business (B2B);
• Consumer to Consumer (2C2);
• Peer to Peer (P2P);
• m-Commerce;
• s-commerce;
• T-Commerce;
• E-procurement.
Business to Business (B2B)
É a versão eletrônica dos mercados organizacionais, de vendas entre empresas e instituições de bens industriais ou de capital, insumos e serviços entre parceiros comerciais. É a forma mais desenvolvida do e-business e sua maior aplicação são na compra eletrônica de itens e serviços de produção, bens para transformação, revenda ou outros utilizados na realização dos negócios.
O comércio interempresarial eletrônico B2B tem a forma de processos automatizados (exige que diferentes tecnologias e padrões sejam integrados), por exemplo: leilões eletrônicos, EDI(troca eletrônica de informações) e serviços web, entre parceiros comerciais. Geralmente e desenvolvido por empresas (ou áreas de empresas) cujo principal mercado não é os consumidores finais, mas outras empresas. Além disso, movimenta um volume de negócios muito maior do que as aplicações B2C, por exemplo.
Business to consumer (B2C)
É o comércio e transações comerciais entre uma empresa e um cliente. É o exemplo mais fácil de ser entendido, uma vez que já se tornou comum realizar compras no ambiente virtual. Um dos exemplos mais bem sucedidos hoje de B2C e a empresa americana “Amazon”, que inicialmente trabalhava com o comércio de livros através de compras realizadas pela internet. Contudo, ao enxergar novas oportunidades para seu negócio, o escopo da empresa foi redefinido e ela passou a atuar em áreas de mercado completamente diferente de sua área inicial. Isso só foi possível devido à poderosa integração de sistemas utilizados, como os de atuação em processos de e-CRM a fim de controlar os produtos a venda, permitindo que a empresa vendesse produtos oferecidos e eliminando a necessidade de grande estocagem local. Sistemas como os desse tipo permitem a análise do perfil do cliente, oferecendo a ele produtos de seu interesse.
Consumer to consumer (C2C)
Tipo de transação que se popularizou bastante nos últimos anos. Nessa classe os consumidores lidam diretamente com outros consumidores, por exemplo, o site do “mercado livre”. Como a popularização de redes sociais, os aplicativos de compra e venda de produtos nessas redes começa a surgir e promete ser uma área promissora. O Facebook, por exemplo, já conta com um aplicativo que pode se integrado a páginas pessoais ou até mesmo de empresas, facilitando o processo de compras.
Business to employee (B2E)
Business-to-employee, ou simplesmente B2E, é uma modalidade de marketing voltado para dentro das organizações, no qual o foco é o empregado, onde o advento internet e intranet dá aos colaboradores a mesma agilidade de acesso à informação que dá aos compradores, tratando das relações intra-organizacionais, da relação entre empresa e seus empregado e entre si, consistindo em um conjunto de aplicações informáticas on-line que visam a comunicação entre a organização e os seus colaboradores internos e externos. Ainda em fase embrionária esse conceito se traduz, atualmente, em e-Recruitment e, e-Learning.
Relatório
...