Comortamento Organizacional
Exames: Comortamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 22918 • 20/3/2014 • 3.229 Palavras (13 Páginas) • 314 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO
O papel do ser humano na empresa é fator determinante do sucesso ou fracasso organizacional. É o homem que com seu talento e potencial, sua diversidade e sua motivação que faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos e estratégias e conseguem atingir seus objetivos com eficiência e eficácia.
O trabalho a seguir, apresenta os aspectos e pesquisas vinculadas às competências e habilidades no comportamento organizacional visando, neste contexto, desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais; Tal abordagem, em visão ampla, busca a definição, entendimento e desenvolvimento dessas competências e habilidades de forma a propiciar que se possa efetivamente:
- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e, função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e analisar diferentes modelos organizacionais.
- Ter uma visão da própria organização e o seu papel transformador e a adaptação às constantes mudanças evolutivas no mundo dos negócios e das relações sociais, profissionais e de consumo.
A eficiência é a capacidade do administrador para obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão de obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. A eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
Portanto, uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar seja realizado com eficácia e com eficiência. Fazer a coisa certa da forma certa é a melhor definição de um trabalho eficiente e eficaz.
CAPÍTULO 1
Comportamento Organizacional, fala da importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, que busca tratar de forma exclusiva seus indivíduos, grupos e de toda sua estrutura, sobre o comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhoria da eficácia organizacional. Os componentes exercem influências e trazem consigo informação efetiva e normas a serem usadas dentro de uma organização, tratando de trazer referências entre os colaboradores da organização, para que proporcione entendimento dentro da dinâmica organizacional.
A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades da gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, eles precisam também de habilidades interpessoais. Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão. As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que leve o administrador a planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.
1.1 Comparação de definições Comportamento Organizacional
Segundo Chiavenato (1999, p. 304), comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
“De acordo com Maximiliano (2000, p. 243), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para a administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos”.
Antes as organizações eram definidas como sistemas fechados, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para empresa obter êxito e tornar se eficaz. Atualmente em virtude das mudanças constantes do ambiente externo da empresa que ocorrem rapidamente, o impacto acontecido no meio externo pode facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistema aberto. Neste novo cenário as organizações devem ser permeáveis às mudanças do ambiente externo, ou seja, o ambiente externo deve ser mais considerado quando as empresas desenvolvem suas atividades.
Para os autores Santaella e Vieira (2008, p. 33), os sistemas fechados trocam energia e informação, mas não trocam matéria, ao passo que os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação com outros.
Em contraposição, Morin (2008, p. 30) afirma que no sistema fechado não há fonte energética nem material exterior a ele próprio. O autor dá como exemplo de sistema fechado uma pedra ou uma mesa que está em estado de equilíbrio onde não há troca de matéria nem de energia com o exterior, sendo esta nula.
Outro exemplo de sistema fechado, segundo Vasconcellos (2009, p. 208) é o dos termostatos que são sensíveis somente a um nível do ambiente; as diferenças de temperatura; não havendo, portanto, troca de matéria com o ambiente, mas somente de energia e de informação (contrariando a afirmativa de Morin sobre a troca de energia com o ambiente).
Quadro comparativo entre os sistemas abertos, fechados e isolados
Autor Sistema aberto Sistema fechado Sistema isolado
Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
Capra Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para
...