Conceitos de CLP - Controlador de lógica programável
Abstract: Conceitos de CLP - Controlador de lógica programável. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: infoteccftv • 11/10/2014 • Abstract • 672 Palavras (3 Páginas) • 395 Visualizações
Objetivos:
• Expor conceitos variados sobre o CLP – Controlador Lógico Programável;
• Abordar a utilização do CLP na industria no controle de automação de processos.
1.1 Conceitos Gerais:
As operações associadas ao controle de processos existem na natureza desde que a primeira criatura surgiu na face da Terra. Podemos considerar controle de processo natural as operações que regulam algumas características físicas de suma importância para a vida humana, tais como a temperatura do corpo, a pressão sangüínea, a intensidade de luz na retina, o equilíbrio de líquidos no corpo, etc. Com o tempo, o homem sentiu a necessidade de regular alguns dos parâmetros físicos externos ao seu meio para manter as condições de vida e assim teve início o controle de processo artificial.
O mercado consumidor cada vez mais competitivo tem exigido das indústrias produtos de melhor qualidade e de custo reduzido. Para atingir tais resultados, não basta apenas a perícia humana, é necessário também um bom nível de automação.
1.2 Automatização:
No início da industrialização, os processos industriais utilizavam o máximo da força da mão de obra.
A produção era composta por etapas ou estágios, nos quais as pessoas desenvolviam sempre as mesmas funções, especializando-se em uma certa tarefa ou etapa da produção. Assim temos o princípio da produção seriada.
O mesmo ocorria com as máquinas de produção, que eram específicas para uma dada aplicação, o que impedia seu uso em outras etapas da produção. Ou seja, uma determinada máquina só fazia furos e de um só tipo.
Com o passar do tempo e a valorização do trabalhador, foi preciso fazer algumas alterações nas máquinas e equipamentos, de forma a resguardar a mão-de-obra de algumas funções inadequadas à estrutura física do homem. A máquina passou a fazer o trabalho mais pesado e o homem, a supervisioná-la.
Com a finalidade de prover controle do sistema de produção, foram colocados sensores nas máquinas para indicar condições de funcionamento que garantissem o acionamento dos atuadores.
Automatizar um sistema tornou-se muito mais viável à medida que a eletrônica passou a dispor de circuitos eletrônicos capazes de realizar funções lógicas e aritméticas com os sinais de entrada e gerar os respectivos sinais de saída.
ALLenz 04/2003 3
CFP1.06 - NAI Guia de Treinamento - CLP – Teoria Básica
Com este avanço, o controlador, os sensores, e os atuadores passaram a funcionar em conjunto, transformando o processo em um sistema automatizado, onde o próprio controlador toma decisões em função da situação dos sensores e aciona os atuadores.
A automação de processos industriais pode ocorrer em duas formas básicas:
• Sistemas de comando;
• Sistemas de controle.
1.2.1 Sistemas de comando:
Consiste num conjunto de elementos interligados em malha aberta, isto é, as informações processadas nesses elementos apresentam-se num único sentido,
...