Conportamento Organizacional
Monografias: Conportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wevertonktito • 20/8/2013 • 2.449 Palavras (10 Páginas) • 314 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
1º SEMESTRE
WEVERTON ALEXANDRE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
BRASÍLIA/DF
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4
2. A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 6
3. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 7
4. CONCEPÇÕES DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMUNICAÇÃO 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXO ..............................................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Este relatório se propõe a fazer uma análise sobre os conceitos de Comportamento Organizacional, Inovação Organizacional, Liderança, Percepção e Comunicação, relacionando-os entre si e expondo as reflexões resultantes desta análise.
Foi estruturado utilizando uma abordagem analítica e científica, baseando-se no trabalho dos mais conceituados autores sobre os temas escolhidos e pretende como resultado de seu estudo proporcionar uma visão clara e ampla sobre o assunto aos leitores.
1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Para o grupo, a partir das definições estudadas, Comportamento Organizacional é o estudo da interação dos indivíduos e grupos com as organizações visando o conhecimento necessário para promover melhoria no funcionamento organizacional.
Para Jose Roberto Marques comportamento organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, a fim de reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.
Para Shermerhorn, Hunt e Osborn comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho, pequenos e grandes, empresas lucrativas ou sem fins lucrativos.
Já para Robbins comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.
Quadro comparativo entre sistema aberto e fechado
ABERTO FECHADO
Interagem com o meio ambiente;
São influenciados por forças externas;
Trocam matéria e energia com o meio ambiente;
São adaptativos;
Mantém jogo recíproco com as forças do ambiente;
A qualidade e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza;
Adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e auto-organização;
É influenciado pelo meio e influi sobre ele;
São os sistemas vivos. Completamente auto-suficientes;
Não envolvem interação com o meio ambiente;
São herméticos a qualquer influência ambiental;
Não influenciam o ambiente;
Não recebem recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora;
Comportamento determinístico e programado;
Sistema estruturado;
Operam com pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente;
Também chamados sistemas mecânicos.
2. A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
A inovação é bem vista pela maioria das pessoas pesquisadas e conseqüentemente tem um resultado positivo nas organizações. Segundo DRUCKER, a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”.
Inovar é um processo bem subjetivo de cada pessoa, como por exemplo o André Luiz Rodrigues, 34 anos, servidor público, acha que por meio da inovação é possível encontrar ferramentas e métodos para uma gestão estratégica com mais eficiência de forma a estimular novos caminhos, já o Eric Vinicius de Oliveira, 23 anos, técnico de informática, considera que a inovação é o aprimoramento de idéias já existentes. Desta forma, podemos dizer que a inovação é bem aceita nas organizações, visto que possui um efeito bastante positivo. Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras
Um dos maiores desafios do mundo corporativo moderno, a inovação, tem na verdade um conceito simples. Ela é uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para as organizações e para o mercado e, que aplicada à prática, traz resultados econômicos para a empresa.
O Brasil tem a mão-de-obra, mas não tem a estrutura necessária para uma grande inovação, desta forma o país fica travado em um conhecimento arcaico, em um desenvolvimento econômico e social ultrapassados. O ambiente é pouco motivante, a sociedade não valoriza e o governo dificulta com a sua política burocrática. Esses são alguns dos empecilhos observados para a inovação
...