Contrução Sustentável
Por: Lorr • 15/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
A reciclagem dentro da construção civil
- Delimitação do tema
A construção civil interfere no meio ambiente de forma significativa, desde a utilização de recursos e geração de grandes volumes de resíduos até a utilização de terrenos antes ocupados por vegetações nativas. Visando esse problema, após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada no ano de 1972, houve de forma generalizada uma preocupação com o desenvolvimento da humanidade e seus impactos. Surge então o conceito de desenvolvimento sustentável, que foi fortalecido no evento histórico da ECO92 onde chegou-se ao consenso de que o desenvolvimento sustentável é a forma mais coerente e eficaz de abranger tanto o desenvolvimento das civilizações assim como os recursos e as consequências ambientais geradas por esse mesmo desenvolvimento, principalmente no que se diz respeito a infraestrutura nas cidades. A partir daí métodos de reaproveitamento e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição surgiram, visando diminuir o impacto ambiental. Também acarretou a utilização de produtos recicláveis nos projetos, reutilizando tanto o resíduo da própria construção, como o resíduo doméstico. Como efeito disso, há diversos benefícios que, mesmo em pouco tempo de existência dessa política sustentável, já são notáveis, como diminuição dos custos das obras, a boa utilização dos recursos, minimização de perdas e desperdícios de recursos, revalorização da matéria-prima descartada, entre outros.
Como incentivo para essa prática sustentável, há atualmente certificações ambientais, conhecidas como selos verdes, que garantem a aplicação de práticas sustentáveis e em suma agregam valor às construções. Dentre as certificações mais conceituadas, pode-se citar a LEED, concedida pela consultoria Green Building Council concedida a empreendimentos com práticas sustentáveis e normas pré-estabelecidas que são cumpridas durante a instalação da obra, a AQUA (Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento) pelo qual uma série de requisitos tem que ser atendido para obtenção da certificação.
- Problema de pesquisa
Quais os efeitos da real aplicação de medidas sustentáveis a longo prazo?
Grande parte do volume de resíduos gerados nas cidades são entulhos provenientes da construção civil, oriundos de grandes obras e demolições de edificações, tornando um problema para a cidade. Dados da Abrelpe - Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, obtidos no ano de 2010, demonstram o impacto do resíduo sólido de construção civil e demolição, onde dos 60,8 milhões de toneladas de lixo sólido, 31 milhões de toneladas são resultantes de novas construções e demolições. Outra problemática envolvida é a utilização de recursos naturais como madeira, água, minérios, entre outros que são usadas de forma inconsciente e sem reutilização. Isso acarreta um impacto de grande dimensão no meio ambiente.
Figura 1 - Classes de resíduos sólidos de construção civil e demolição
[pic 1]
Fonte: http://www.cacambascapital.com.brimagesimagensclassificacao.png
- Hipótese
Baseado na problematização supracitada, chega-se à hipótese de que os efeitos de aplicações sustentáveis na construção civil são os mais positivos possíveis. A união de desenvolvimento e reutilização trará benefícios a curto e longo prazo. A curto prazo, o barateio dos custos das obras e o investimento em pesquisas afim de melhorar o desenvolvimento sustentável. A longo prazo, a redução do volume de resíduos gerados, pois estes serão reaproveitados e reciclados e a diminuição do uso de matérias-primas e recursos naturais.
- Justificativa
O interesse surgiu após aulas ministradas pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Willem Wily nas aulas da disciplina de ciências do ambiente, onde foi abordado o tema de sustentabilidade e reutilização dos resíduos gerados na construção civil. Os principais interessados no projeto são as pequenas e grandes construtoras, que terão notáveis aumentos nos lucros. Porém, o projeto abrange a sociedade como um todo, já que os benefícios vão além do âmbito econômico.
Cientificamente, a relevância da pesquisa daria início a uma nova era na área da construção e da engenharia civil. O desenvolvimento desenfreado daria lugar a um pensamento mais sustentável e buscaria novas formas de realizações, garantindo o investimento em pesquisas para atender o novo modo de construir. Isso implicaria uma nova era na história da construção e das infraestruturas das cidades.
...