Cultura Organizacional
Trabalho Universitário: Cultura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leone1977 • 27/2/2015 • 2.712 Palavras (11 Páginas) • 1.492 Visualizações
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL
PROCESSOS GERENCIAIS – MÓDULO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL (NOVA)
ASPECTOS CULTURAIS IMPORTANTES NAS EMPRESAS
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
...............................................................................................................................
Cidade
2014
ASPECTOS CULTURAIS IMPORTANTES NAS EMPRESAS
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina de Cultura e Clima Organizacional.
Prof. Nanci Preite
Guarulhos
2014
Respostas
.............................................................................................................
ATIVIDADE PROPOSTA
Com base em estudos sobre Cultura Organização e pesquisas adicionais, o aluno deverá:
Pesquisar 02 empresas conhecidas (sugestão: Consultar a revista 150 Melhores empresas para se trabalhar mais atual) relatando todos (ou os principais e mais importantes) os aspectos culturais organizacionais da mesma tais como:
IBM Brasil e Volvo
1 - Seus diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas;
Volvo
Qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente são os valores da Volvo. Além de determinar o desenvolvimento dos produtos e serviços da marca, esse valores estão presentes em uma série de outras ações e programas da companhia. No Brasil, a Volvo mantém várias iniciativas de responsalidades social corporativa.
IBM Brasil
É uma organização grande e complexa, possuindo empregados de diversas faixas etárias, com mentalidades diversas, originando, pois, subgrupos culturais, que reagem de modo diverso ás novas propostas. A forte socialização que os “ibmistas” sofrem para internalizar esta “cultura de qualidade” sem dúvida homogeiniza em muito seu comportamento, mas esta internalização varia nos diversos subgrupos, sendo mais questionada em alguns e mais aceita em outros.
2 - Características que demonstram a essência de sua cultura;
Volvo
Consciente do seu papel de empresa cidadã, a Volvo busca envolver-se com as comunidades locais, investindo em projetos socioambientais que estejam em sintonia com os valores corporativos de segurança, a qualidade e respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, destacam-se tanto iniciativas pioneiras e lideradas pela própria organização, como o Programa Volvo de Segurança no Trânsito, a Fundação Solidariedade, o Centro Volvo Ambiental e os projetos desenvolvidos para a comunidade do entorno, quanto o apoio a projetos externos como os patrocínios culturais e esportivos, os Programas Pescar e Profissionalizar e as contribuições às instituições sociais por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
IBM Brasil
A cultura da IBM é fundamentada em três credos básicos criados por Thomas Watson, o fundador. Eles estão presentes em toda a organização em placas estrategicamente dispostas em todas as salas, em muitas publicações internas e sempre se faz referência aos mesmos para embasar a maioria das decisões e atividades organizacionais, uma vez que eles constituem a própria identidade da empresa.
Respeito ao Indivíduo: oficialmente norteia a política de recursos humanos da organização. A empresa possui mecanismos de comunicação interna que se fundamentam no mesmo. Um destes mecanismos, denominado de “Política de Portas Abertas”, permite ao funcionário que se sente injustiçado por seus superiores imediatos levar suas questões diretamente a gerência superior, que as apreciará novamente de uma forma imparcial. A esta política interna, os funcionários chamam de “escalar”. O Programa “Fale Francamente” ou Seak Up permite ao funcionário que tem uma queixa ou uma dúvida a solucionar relatá-la de forma anônima, tendo suas questões respondidas pelas autoridades administrativas encarregadas. A empresa possui assim uma “justiça interna” para resolução de conflitos, os quais absorve a fim de manter o sistema coeso.
Em segundo Prestar o Melhor Serviço ao Cliente, e, em terceiro, a Busca da Excelência, ou seja, a busca de uma forma superior de realizar o trabalho, fundamenta a gestão estratégica da qualidade a ser realizada através da implementação do Market Driven Quality, sua política de Qualidade.
Os credos IBM são constitutivos de sua identidade e não mudaram desde sua criação, estando assimilados profundamente na organização. Sendo genéricos, podem ser constantemente interpretados para fundamentarem as novas políticas de gestão adotadas pela empresa, em uma nova criação de significados que coaduna com o novo paradigma a ser adotado. São plenamente compatíveis com as propostas de implementação do Market Driven Quality, ou seja, a implementação da gerência de qualidade anteriormente definida, tendo como base não só a satisfação dos desejos do cliente, mas seu “encantamento” através da criação de produtos que contribuam para o seu sucesso.
A gestão de recursos humanos participativa é justificada pelo credo “Respeito ao Indivíduo”.
A criação da “Nova IBM” é assim legitimada pelos mesmos princípios
...