DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA
Por: Jafferson Sousa • 26/10/2017 • Ensaio • 602 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT
CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA
DISCIPLINA: DCO0058 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EC
PROFESSOR: JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA LIBÓRIO DOURADO
ENSAIO Nº 01 - TESTE DE FINURA DO CIMENTO
JAFFERSON SANTOS DE SOUSA
TERESINA, AGOSTO DE 2017
- OBJETIVO
O objetivo do ensaio foi verificar se a finura do cimento testado atendia os parâmetros da ABNT, segundo a norma NBR 11579, que prescreve o método de ensaio para a determinação da finura de cimento Portland.
- INTRODUÇÃO
O cimento Portland possui diversas características, considerando a composição desse aglomerante hidráulico que é tão vastamente utilizado na construção civil, existe entre as diversas características desse material, a finura do cimento, pois quanto mais fino o cimento for, maior será sua reação pela consequente maior superfície de contato, entretanto, esse fator faz com que ele também perca mais água. Por isso, o grau de finura do cimento é avaliado para saber como tal reagirá durante e após seu uso. Para uma dada composição, a taxa de reatividade e, portanto, de desenvolvimento da resistência, pode ser aumentada através de uma moagem mais fina do cimento; porém, o custo da moagem e o calor de liberado na hidratação estabelecem alguns limites para a finura.
O teste da finura do cimento é utilizado para determinar possíveis impurezas no mesmo, podendo ser derivados de sua fabricação ou aglomerados de grãos, levando em conta que tal produto é químico.
O teste de finura é regido pela NBR 11579, fundamentada em peneirar o cimento utilizando a peneira nº 200 (0,074 mm) de modo manual, verificando-se depois a quantidade de cimento retida. Para que o cimento seja considerado viável para uso, a retenção não deve ultrapassar 12% de seu peso total.
- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- 1 Balança;
- 2 amostras de 50g de cimento;
- 1 Reservatório de cimento;
- 2 Peneiras #0,074 mm com tampa;
- 1 Colher de pedreiro;
- 2 Pratos de contenção;
- Cronômetro.
- PROCEDIMENTOS
- Na balança, foram pesados 100 gramas de cimento, 50 gramas por vez, que foram em seguida colocados em cada peneira;
- Foi iniciado o processo de peneiração, com o prato de retenção sob cada peneira;
- As peneiras foram chacoalhadas lentamente em movimentos horizontais, aumentando-se gradualmente a velocidade e alternando em circulares, horizontais e diagonais. A peneiração continuou por um tempo cronometrado de 15 minutos;
- Após o tempo estipulado ser atingido, o cimento retido foi novamente pesado na balança.
- RESULTADOS
Após o peneiramento, foram anotados os valores obtidos e comparados com os iniciais, obtendo-se os valores que estão mostrados na tabela a seguir:
...