DESAFIO PROFISSIONAL
Monografias: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUCIANELOI • 22/10/2014 • 4.247 Palavras (17 Páginas) • 405 Visualizações
INTRODUÇÃO 3
1ESTRUTURA ORGNIZACIONAL 4
2.1 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4
2.1.2 ESTRUTURA FORMAL E INFORMAL 4
2.1.3 ESTRUTURA DESCENTRALIZADA 5
2.1.4- HORIZONTAL 6
2.1.5 ORGANOGRAMA DO HOTERDAN SUPERMERCADO 6
2 PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES 7
3 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO NIVEL OPERACIONAL. 12
INTRODUÇÃO
A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.
Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa, mas qualquer outro tipo de estabelecimento, ou instituição, não se torna uma tarefa fácil quando não existe certa estrutura organizacional.
O trabalho vem mostrar qual a importância da definição de uma estrutura organizacional dentro da empresas, seja ela de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um departamento e uma certa função.
Será enfocado, como uma empresa regional com atividades de supermercado, que terá uma estrutura organizacional definida, e que destaca ainda o desenho organizacional, o papel do organograma na orientação da dinâmica da empresa em todos os níveis, e também a importância da gestão de competência nas organizações, enfatizando a valorização do capital humano dentro das organizações como vantagem competitiva, para obtenção de maiores lucros e atingindo assim seus objetivo de médio prazo de torna-se uma rede com abrangência estadual.
Neste contexto o trabalho vem mostrar a definição da estrutura hierárquica e a modelagem da estrutura; capacitação e desenvolvimento da estrutura nos níveis operacionais, médio e estratégico do Hoterdan-Hipermercado.
1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
1.1 Conceito de Estrutural Organizacional
“ Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades e comunicações, e decisões das unidades organizacionais de uma empresa”. ( CHIAVENATO, 1989,p.4).
" Contudo, organizar não é algo que se faça apenas uma vez. A estrutura organizacional não é permanente e nem definitiva, pois deve ser ajustada e reajustada continuamente sempre que a situação e o contexto ambiental sofram mudanças. Assim, à medida que enfrentam novos e diferentes desafios gerados por mudanças externas, a organização precisa responder adequa
damente para ser bem-sucedida (CHIAVENATO, 2010)
1.2 Estrutura Formal e Informal
1.2.1 Estrutura Formal:
“ Uma organização formal se trata de práticas estabelecidas com padrões e regulamento das leis e procedimentos jurídicos, onde a empresa se enquadra em uma política conduzida e pré estabelecida pela lei. Esta tem por caráter socialmente lógico”. (CHIAVENATO, 1989, p.30).
De acordo com Chiavenato (1989, p.29) “Embora necessária e tantas vezes desejada, a estrutura formal poderá não ser adequada em determinadas empresas, e mesmo sendo adequada terá que conviver com a Estrutura Informal”.
1.2.2 Estrutura Informal:
A estrutura Informal se dá através de usos de costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Traduzem-se por meio de opiniões , atitudes, sentimentos e estilos de vida, e sempre disposta a lutar e resistir.
É a rede de relacionamento humanos e sociais que surgem espontaneamente entre pessoas que trabalham em uma empresa (CHIAVENTAO,1989. p.28).
CHIAVENATO (1997) entende que quatro são os princípios fundamentais da organização formal: divisão do trabalho; especialização; hierarquia; e distribuição da autoridade e responsabilidade.
Entende-se que o delineamento da estrutura organizacional decorre da forma como a empresa aplica esses princípios, sendo o último o mais importante na caracterização da empresa como centralizada ou descentralizada.
Estrutura Descentralizada
Descentralização => decisões são tomadas longe da cúpula, na área em que ocorre a demanda.
Vantagem => maior autonomia para os gerentes, agilidade na tomada de decisão, criatividade na solução do problema, competição positiva entre as unidades, menor dependência da cúpula, otimização, melhor utilização dos recursos, motivação e retenção de talentos, utilização de conhecimentos específicos, maior assertividade junto aos clientes dada a proximidade, etc.
Desvantagem => falta de uniformidade nas decisões, dificuldade de controle, tendência ao desperdício e à duplicação, comunicação menos eficiente, dificuldade de avaliação e de responsabilização, falta de coordenação, competição negativa - caso a descentralização não seja bem gerenciada, etc.
CHIAVENATO (1997) entende que a centralização e a descentralização referem-se ao nível
hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Para o autor, centralização significa que a
autoridade para tomar decisões está alocada próxima ao topo da organização, enquanto que com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.
MINTZBERG (1995) esclarece estes conceitos dizendo que, quando todo o poder para a tomada de decisões resta em uma só local da organização – no final das contas nas mão de uma pessoa , pode se chamar a estrutura de centralizada, ao passo
...