DESEMPENHO DO OURO NOS ULTIMOS 10 ANOS
Por: 25061990 • 21/11/2017 • Projeto de pesquisa • 2.918 Palavras (12 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ECONOMIA:
DESEMPENHO DO OURO NO BRASIL NOS ULTIMOS 10 ANOS
Nome:
Adriano Cesar Batista RA:7216588285
Rafael Candido RA:7216587054
Professor: Vinicius Rafael Bianchi
Bauru - São Paulo
Outubro de 2017
Sumário
1. A Historia do ouro no Brasil 3
2. Áreas de exploração de ouro no Brasil 4
3. Exploração de Ouro no Brasil – A escassez do Ouro 5
4. Valorização do ouro nos últimos 10 anos. 6
5. A evolução do ouro nos últimos 10 anos 7
6. Referencias bibliográficas 12
- A Historia do ouro no Brasil
No fim do século XVII a produção açucareira no Brasil enfrenta uma séria crise devido à prosperidade dos engenhos açucareiros nas colônias holandesas, francesas e inglesas da América Central. Como Portugal dependia, e muito, dos impostos que eram cobrados da colônia a Coroa passou a estimular seus funcionários e demais habitantes, principalmente os do Planalto de Piratininga, atual São Paulo, a desbravar as terras ainda desconhecidas em busca de ouro e pedras preciosas.
A primeira grande descoberta deu-se nos sertões de Taubaté, em 1697, quando o então governador do Rio de Janeiro Castro Caldas anunciou a descoberta de “dezoito a vinte ribeiro de ouro da melhor qualidade” pelos paulistas. Neste mesmo ano, em janeiro, a Coroa havia enviado a Carta Régia onde prometia ajuda de custos de R$ 600.000/ano ao Governador Arthur de Sá para ajudar nas buscas pelos metais preciosos.
Iniciou-se então a primeira “corrida do ouro” da história moderna. A quantidade de gente deixando Portugal para vir ao Brasil era tanta que em 1720 D. João V criou uma lei para controlar a saída dos portugueses, como a proibição da emigração de portugueses do noroeste de Portugal, bem como autorizações especiais e passaportes para outros casos. De 300 mil habitantes em 1690, a colônia passara a cerca de 2.000.000.
Durante o século XVIII, auge do período de exploração do ouro no Brasil, diversos povoamentos foram fundados. Esta foi a medida encontrada pela Coroa para tentar acalmar um pouco o verdadeiro caos que se instalara na colônia com cidades inteiras sendo abandonadas por seus habitantes que saíam em busca de ouro nos garimpos.
Após a queda de produção do sistema de exploração aurífera de aluvião, passou a ser necessárias técnicas mais refinadas que exigiam a permanência por maior período do garimpeiro junto aos locais de exploração o que também contribuiu para o estabelecimento das vilas.
É nesse período que são fundadas as Vilas de São João Del Rei, do Ribeirão do Carmo, atual Mariana, Vila Real de Sabará, de Pitanguí e Vila Rica de Ouro Preto, atual Ouro Preto, além de outras.
Porém, a Coroa, que já impusera o imposto do Quinto quando do começo das explorações, onde exigia que um quinto de tudo que fosse extraído seria dela por direito, ainda resolvera completar a carga tributária com mais impostos gerando uma série de insatisfações (incluindo a Inconfidência Mineira, que teve na exploração da metrópole um de seus principais motivos).
A exploração do ouro no Brasil teve grande importância porque deslocou o eixo político-econômico da colônia para região sul-sudeste, com o estabelecimento da capital no Rio de Janeiro. Outro fator importante foi a ocupação das regiões Brasil adentro e não apenas no litoral como se fazia até então. A exploração aurífera possibilitou ainda, um enorme crescimento demográfico e o estabelecimento de um comércio/mercado interno, uma vez que os produtos da colônia não eram mais apenas para exportação como ocorria com o açúcar e o tabaco do nordeste e fez com que surgisse a necessidade de uma produção de alimentos interna que pudesse suprir as necessidades dos novos habitantes. Ainda um último aspecto importante da explosão demográfica provocada pelo período de exploração do ouro no Brasil colônia, foi a questão do desenvolvimento de uma classe média composta por artesãos, artistas, poetas e intelectuais que contribuíram para o grande desenvolvimento cultural do Brasil naquela época.
- Áreas de exploração de ouro no Brasil
O Brasil é um país que teve um grande potencial para a exploração do ouro, especialmente durante o período colonial. A primeira descoberta expressiva de ouro em nosso país se deu nos sertões de Taubaté, em 1697, consistindo em “dezoito a vinte ribeiros de ouro da melhor qualidade”. O metal hoje, é muito valorizado, tanto que possuímos muitos investimentos voltados para realizar a busca pelo mesmo.
A responsável pelo manejo, venda e troca do ouro no Brasil é a nova bolsa, formada a partir da união da BM&F com a Bovespa, em 2008. Estima-se que as transações possam atingir até 67 bilhões de dólares.
Um dos primeiros locais onde aconteceram a extração do ouro em nosso país foi em São Vicente, no final do século XVI, no entanto o processo ainda era escasso. Já no século XVII, especificamente nas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, houve uma grande migração de pessoas em busca do emprego de garimpeiro.
A exploração do minério em Minas Gerais possui um histórico muito forte, não é à toa que o nome tem ligações relacionadas ao tipo de ação. Hoje, a localidade detém 44% da mineração nacional, sendo que além da extração do ouro, também há uma grande busca por ferro, diamante, fosfato, zinco, alumínio, calcário e rochas ornamentais.
...