TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE PVC

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.400 Palavras (10 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 10

CARLA FABIANA DA SILVA

ELAIANE KARINE DA SILVA BARBOSA

KARINA ELLEN FELICIANO DE LIRA

MIRELA RIBEIRO EMBIRASSÚ DE ARRUDA

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE PVC ADITIVADOS COM INDICADORES DE MUDANÇAS DE pH PARA APLICAÇÃO EM EMBALAGEM PARA ALIMENTOS

[pic 1]

        

Recife,

Maio/ 2016.

[pic 2]


Agradecimentos

Em primeiro lugar agradeço à ......

        .


RESUMO

Diversos estudos têm se desenvolvido visando melhorar a durabilidade, aparência e resistência das embalagens, como também a forma que interagem com os alimentos. Nesse âmbito, compostos vêm sendo incorporados à formulação das mesmas a fim de proporcionar melhores condições ao alimento embalado. Uma alternativa seria utilizar a antocianina de resíduos alimentares como indicadores colorimétricos de pH. Este indicador proporcionará a obtenção de respostas visuais na embalagem, detectando e monitorando as condições dos produtos de forma rápida e confiável, o que garantirá maior segurança ao consumidor. Outro benefício possível é a redução do desperdício de alimentos, uma vez que permite, através da mudança de cor da embalagem, uma visualização das condições inadequadas do produto.


INTRODUÇÃO

As primeiras embalagens utilizadas pelos seres humanos foram chifres ocos e crânios de animais, grandes conchas, pele e fibras vegetais. Desde 4.000 a.C. (CARR, 2007). Ao longo das últimas décadas, o avanço na tecnologia de embalagem impulsionado por necessidades dos consumidores mais exigentes resultou em sistemas de embalagens sofisticadas com propriedades melhoradas e mais atrativas em relação às embalagens convencionais (BRIZIO, 2016). 

Um novo ramo da indústria de embalagens tem procurado atender às exigências dos consumidores e investem em estudos de novas tecnologias, surgindo assim um novo cenário de embalagens: as ativas e as inteligentes (YUCEL,2016). As embalagens inteligentes indicam as modificações químicas às quais os alimentos estão passando, como mudanças de pH, tempo e temperatura, indicando alterações na qualidade do produto e fornecendo informações sobre as alterações cinéticas na comida ou no ambiente em que está contido, através de um sensor específico (YUCEL,2016). Entre os polímeros utilizados como material de embalagem está o poli (cloreto de vinila) - PVC.

O PVC é o mais versátil dentre os plásticos, seja pelo brilho, beleza, transparência, fácil rotulagem, inocuidade, higiene e segurança aos alimentos, ou conferindo aos frascos e garrafas formas modernas e de fácil manuseio são ideais para embalar alimentos (YU, 2015). O PVC garante ao consumidor todas as propriedades e características que ele procura em um produto na hora da compra (INSTITUTO DO PVC, 2015). 

As embalagens são de extrema importância para a área de alimentos, diversos estudos têm se desenvolvido visando melhorar a durabilidade, aparência, resistência, biodegradabilidade como também a interação com alimentos por meio do uso de compostos que proporcionem condições positivas para o alimento embalado. É sabido que o repolho roxo é rico em antocianinas que são compostos que alteram a cor diante de uma variação de pH. Espera-se que estas propriedades permaneçam quando incorporadas em filmes de PVC visando a identificação de alterações no alimento como com o crescimento de microrganismos indesejáveis que causem alterações no alimento como por exemplo quando são armazenados em temperaturas inadequadas proporcionando assim maior segurança ao consumidor. O uso desse tipo de embalagem, também, pode reduzir o desperdício de alimentos uma vez que a embalagem torna possível a visualização das condições inadequadas do alimento pela mudança de cor fazendo com que eles sejam armazenados de forma correta, além de poder agregar maior valor comercial para este tipo de embalagem.

Nesse contexto, esse trabalho apresenta grande importância no desenvolvimento de embalagens inteligentes para alimentos, proporcionando segurança alimentar e confiabilidade ao consumidor..

Objetivo Geral: Desenvolver filmes poliméricos à base de PVC para embalagens inteligentes sensíveis à mudanças de pH utilizando como indicadores antocianinas extraídas do repolho roxo como indicadores.

Objetivos Específicos:

  • Extração de antocianinas de repolho roxo;
  • Desenvolver filmes de PVC aditivados com antocianina;
  • Testar a sensibilidade do filme aditivado à mudança de pH, em diferentes temperaturas;
  • Avaliar o ensaio mecânico do filme desenvolvido.


Embalagens para alimentos

O aumento do consumo nas últimas décadas acarretou várias mudanças tecnológicas, fazendo com que houvesse maior produção de bens de consumo. Por consequência, as embalagens passaram a ser mais produzidas, visto que estão presentes em diversos setores, como por exemplo nas indústrias de alimentos. A embalagem desempenha um papel importante na indústria alimentícia pois conserva o alimento, atuando como barreira contra fatores responsáveis por deterioração química, física e microbiológica, além de ser destacada a função de vender o produto embalado (LANDIM et al, 2016; JORGE, 2013).

A embalagem é também um veículo de informação sobre o produto, desde a cadeia de distribuição e venda até uma informação importante para o consumidor. Na produção, a embalagem gera informação para a gestão de estoques, instruções de armazenamento e de manuseio e permite a identificar e rastrear o produto. Já para o consumidor, é através do rótulo que se obtém informações como nome e tipo do produto, quantidade, data de consumo, fabricante, valores nutricionais, instruções de armazenamento doméstico, de preparação e uso (JORGE, 2013).

Vários materiais são utilizados na fabricação de embalagens para alimentos, onde cada um possui características que os diferenciam, tais como a proteção contra gases, aroma, luz, água, microrganismos (LANDIM et al, 2016). Atualmente, o material mais utilizado na maioria das embalagens é o plástico, produzido a partir de polímeros oriundos do petróleo, o qual se compara a outros tipos de materiais, como madeira, papel, entre outros, destacando-se com suas propriedades. A embalagem plástica apresenta características físico-químicas como como peso, flexibilidade, resistência mecânica e vinculadas à qualidade, saúde e segurança que são as mais vantajosas. Analisando em conjunto, essas características não só oferecerem vantagens na produção e custo de embalagens, como também reduzem o preço para o consumidor final (ALMEIDA el al, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (120.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com