DESENVOLVIMENTO DE UMA FONTE VARIAVEL
Por: Diego Kratos • 1/6/2017 • Artigo • 503 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
TRABALHO DE ESTUDO DIRIGIDO ED - 2014[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DESENVOLVIMENTO DE UMA FONTE VARIAVEL
.
Nome: Diego Rodrigo da Silva RA: 102607
Nome: Mariana Monteiro RA: 091102
Nome: Igor de Souza Vieira RA: 103107
.
*Engenharia Elétrica /11EENA /ETEP Faculdades, São José dos Campos, Brasil;
e-mail:
Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um circuito de uma fonte variável de 1,2V até 28V, sendo utilizado o LM317 um que regulador de tensão no qual conseguimos essa variação por meio de uma configuração na qual utilizasse de um potenciômetro e um resistor no pino de saída e no pino de referencia.
Palavras Chave: Fonte Variável, LM317
Utilizamos essa montagem para projetar e montar uma fonte variável para usos futuros. Sendo o projeto um transformador abaixador para abaixar a tensão da rede em seguida uma ponte de diodos para a transformação de corrente alternada para continua junto com o capacitor para filtrar o ripple. Para o desenvolvimento desta fonte foi projetada em partes sendo assim transformador, ponte retificadora, capacitores e reguladores. Para uma segurança da fonte e utilizada um fusível de 1A para que o regulador não ultrapasse o seu limite
A . DESENVOLVIMENTO
1.Transformador
Para este projeto foi utilizado um transformador de 110/220 para 12+0+12 utilizando o 0 como referencia, sendo especificado um transformador de 2 Amperes pois a fonte será para uma corrente máxima de 1A
[pic 2]
Figura 1: Transformador do circuito.
2. Ponte Retificadora
Como disponibilidade em estoque foi utilizado uma ponte de 5A para que esta ponte trabalhe com uma certa folga,
[pic 3]
Figura 2: Ponte Retificadora.
3. Capacitor
Foi utilizado um capacitor para a filtragem do ripple para que o sinal de entrada no regulador seja o mais próximo possível de um sinal DC para o melhor rendimento do regulador.
[pic 4]
Figura 3: Capacitores.
4. Regulador de Tensão
O regulador tem a capacidade de manter a tensão sempre constante sendo utilizado, mas o nosso regulador tem a corrente máxima de 1A sendo o seu limite.
[pic 5]
Figura 4: Gráficos da retificação.
B. SIMULAÇÃO
Foi utilizado para simulação dos circuitos elétricos e os circuitos lógicos combinacionais o software “Proteus Professional”. Através dos resultados gerados pelo programa, foram analisados as respostas nos principais pontos do circuito e o resultado final.
...