TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA MINI ESTUFA DOMÉSTICA AUTOMATIZADA

Por:   •  18/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

CAMPUS CRICIÚMA

TÉCNICO INTEGRADO EM MECATRÔNICA

PROJETO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS

DESENVOLVIMENTO DE UMA MINI ESTUFA DOMÉSTICA

AUTOMATIZADA

Bruna Savi

Flávio Maccari Frasson

Guilherme Santana Machado

Italo Miranda Kusmin Alves

Criciúma, 22 de Julho de 2021.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o aumento populacional, a urbanização e as mudanças climáticas vêm se manifestando cada vez mais nas cidades. A partir disso, nasce a complexidade de cultivar plantas em ambientes domésticos, já que problemas como a falta de espaço e de um ambiente climático adequado surgem comumente. Como forma de solucionar os problemas apresentados, a mecatrônica permite - por meio de engenharias que facilitam e automatizam o processo de cultivo indoor - a criação de uma estufa que proporciona um microclima ideal, controlado de acordo com as necessidades da plantação contida no interior da estufa.

O microclima foi idealizado com base no controle da temperatura, da umidade do solo e também da intensidade de luz, quesitos esses que afetam diretamente a fotossíntese da planta, o crescimento e o desenvolvimento da vegetação. Com todas essas funcionalidades e tecnologias, a Mini Estufa Automatizada torna-se qualificada para competir no mercado.

Sendo assim, o projeto de Práticas Profissionais visa projetar e automatizar uma mini estufa doméstica que proporcione um clima ideal para plantas de pequeno a médio porte. Esse projeto foi realizado na disciplina de Práticas Profissionais, com o intuito de praticar os conhecimentos adquiridos durante os últimos três anos do curso Técnico Integrado em Mecatrônica.

2 PROJETO INFORMACIONAL

No projeto informacional, são expostas as informações a respeito do produto, nomeadamente: A definição e as necessidades dos clientes; Estudo de mercado e concorrência; Requisitos e especificações do produto baseado nas exigências do consumidor. Essas informações primordiais são utilizadas com a finalidade de definir todos os detalhes para desenvolvimento do projeto.

2.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Partindo das dificuldades encontradas no cultivo doméstico de plantas no cenário populacional, climático e urbano no qual estamos inseridos, foi realizada uma pesquisa através de um formulário online para definir os principais problemas enfrentados pelos possíveis clientes.

Gráfico 1 - Problemas relacionados ao cultivo de plantas.

2.1.1 LUMINOSIDADE INADEQUADA

Como ilustrado no Gráfico 1, a escassez de luz adequada para as plantas é uma das principais problemáticas na hora do cultivo doméstico, isso porque ambientes muito fechados impossibilitam a entrada de luz ideal para as plantas, afetando diretamente a fotossíntese das mesmas.

2.1.2 POUCO ESPAÇO

Um dos problemas muito significativos a ser levado em consideração, é o pouco espaço para a plantação. Fazer uso de uma estufa em pequenas casas e apartamentos demandam espaço, implicando diretamente nas dimensões do produto.

2.1.3 FALTA DE TEMPO

Quase metade - 48,3%, como exposto no Gráfico 1 - dos possíveis clientes reclamam da falta de disponibilidade de tempo para cuidar de suas plantas devido às muitas outras atividades realizadas durante o dia.

2.1.4 AMBIENTE FECHADO

O ambiente fechado acarreta problemas já citados anteriormente, tais como a falta de luminosidade e pouco espaço. Entretanto, um ambiente inadequado consequentemente gera problemas na temperatura, ventilação e na quantidade de dióxido de carbono (CO2) e oxigênio (O2).

2.2 PRODUTO

A estufa é orientada para uso doméstico devido às dificuldades de cultivar plantas sem auxílio tecnológico. Além do projeto ser uma Mini Estufa - contendo quatro espaços para vasos - com a finalidade de não ocupar muito o espaço residencial do cliente, o produto contará também com um design simples e atraente.

Ademais, o produto visa automatizar processos de conservação das plantas, como o controle de luminosidade, temperatura e umidade do solo, propiciando um ambiente adequado e solucionando os problemas dos clientes.

2.3 MERCADO

O mercado de produtos automatizados está crescendo constantemente, portanto é necessário cada vez mais soluções mecatrônicas como forma de simplificar a vida dos consumidores desses tais produtos.

Além da demanda por mercadorias autônomas, a procura das pessoas por produtos de uso doméstico - segundo o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, Sebastião Abritta - vem crescendo gradativamente. Essa alta procura deriva das mudanças que ocorreram no ano pandêmico de 2020, no qual muitas pessoas se habituaram a trabalhar em suas respectivas residências - 43% das empresas brasileiras já se padronizaram trabalhando home office (FGV, 2020).

2.4 CONCORRÊNCIA

Com respaldo em pesquisas realizadas com o método benchmarking - que consiste na pesquisa e conhecimento profundo de quem são os concorrentes do setor e como eles trabalham - foi concluído que são poucas as empresas do ramo de estufas que satisfazem as necessidades de seus clientes. Os produtos concorrentes possuem um forte desequilíbrio entre preço e qualidade, tornando o mercado de estufas próprio para investimentos.

2.4.1 GREEN POWER

A GREEN POWER é uma empresa cujo seus principais produtos são as estufas de cultivo indoor, como a DARK BOX. É um concorrente indireto, pois o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com