Desenvolvimento de Uma Mini Bola de Demolição
Por: Miih Silva • 30/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.032 Palavras (9 Páginas) • 894 Visualizações
[pic 1]
APS- Bola de demolição
Nome: Michelle Cristina da silva Ra: B035GJ-3 Turma: EP6Q12
Nome: Ivanilda da Silva Martins Ra: C244IF-7 Turma: EP6Q12
Nome: Rodolfo Ap. de Oliveira Ra: C0311L-3 Turma: EP6Q12
Nome: Angélica Ap. Amaral Ra: C27143-8 Turma: EP6P12
Nome: Mateus da Silva Martins Ra: C34903-8 Turma: EP5P12
Nome: Diego Benedito Penteado Ra:C33IFC-9 Turma: EP5P12
Nome: Soraya Priscila de Pinho Ra: C260720 Turma: EP6P12
1-Objetivo do Trabalho
2-Introdução
3-Pesquisa sobre bola de demolição
4-Materiais e métodos
5- Comentários e sugestões
6- Orçamento
7- Bibliografia
1-Objetivo:
Desenvolver uma mini bola de demolição capaz de quebrar uma telha de cerâmica (tipo romana), a máquina deverá operar sem interferência humana e fazer movimento retilíneo de 1,5m.
2-Introdução
Em nosso protótipo será analisado o movimento retilíneo (carro) e rotacional (treliça); por isso vamos mencionar um pouco sobre esses movimentos:
Movimento retilíneo:
O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são frequentes quando redefinimos o eixo de referência. Estudaremos o movimento uniforme, uniformemente variado, lançamento vertical e uma composição de movimento vertical com o horizontal chamado de lançamento de projétil.
Movimento Retilíneo e Uniforme
O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características:
- Velocidade constante, daí o termo uniforme;
- Distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo;
- Aceleração nula.
Equação no MRU
Considere um móvel percorrendo uma trajetória retilínea com respeito a um referencial adotado, por exemplo, a origem do eixos dos x. No instante de tempo t0 = 0, o móvel encontra-se em s0 (posição inicial) e no instante de tempo, t, o móvel está na posição s. Como a velocidade média para o movimento retilíneo e uniforme é idêntica a velocidade em qualquer tempo, vm = v, tem-se da definição de velocidade escalar média (2.8):
[pic 2]
então isolando-se s temos a equação horária do MRU dada pela equação
[pic 3] |
A variação do espaço [pic 4]s = s - s0 = vt é numericamente igual a área sob a curva do gráfico da velocidade contra o tempo (gráfico de vxt).
Movimento Uniformemente Variado
O movimento uniformemente variado tem as seguintes características:
- Aceleração constante;
- a velocidade varia uniformemente com o tempo;
- o espaço percorrido aumenta proporcionalmente ao quadrado do tempo.
Equação de velocidade no MUV
Seja v0 a velocidade inicial do móvel no instante de tempo t0 = 0 e v a sua velocidade no instante de tempo t, então a aceleração média am = a por vale:
[pic 5]
de onde se encontra após isolarmos v, a equação de velocidade do MUV dada pela equação (3.2)
[pic 6] |
Equação de Movimento no MUV
Seja s0 a posição inicial do móvel e v0 a velocidade inicial no instante de tempo t0 = 0. Considere também s e v como sendo a posição e a velocidade do móvel no instante de tempo t. Sabendo-se que [pic 7]s = s - s0 é a área abaixo da curva de v(t)xt (um trapézio) e [pic 8]v = v - v0 sendo a velocidade v dado pela equação (3.2) pode-se escrever
[pic 9]
[pic 10]
de onde tiramos a equação horária do MUV dada pela equação
[pic 11] |
Equação de Torricelli
[pic 12]
Para o MUV pode-se relacionar velocidade, aceleração e espaço percorrido isolando-se a variável tempo na equação de velocidade (3.2) e substituindo na equação de posição (3.3)
[pic 13]
CINEMÁTICA E DINÂMICA DA ROTAÇÃO DOS CORPOS:
Um corpo rígido constitui-se de um conjunto de partículas (massas pontuais) dispostas de tal forma que as distâncias relativas entre elas são fixas. As leis da mecânica do ponto continuam válidas se considerarmos somente o movimento do centro de massa do corpo rígido. Além deste movimento translacional descrito pelas leis de Newton, o corpo também pode sofrer uma rotação ao redor de um eixo, que pode eventualmente passar pelo seu centro de massa. Assim, para especificarmos com exatidão a posição de um corpo rígido, é necessário conhecermos o movimento de seu centro de massa e o ângulo de rotação θ.
...