DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO BRASIL
Por: BigUniverso Chay • 4/8/2022 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO BRASIL
No século 21, o Brasil alcançou um crescimento econômico impulsionado pela industrialização. Esse padrão de desenvolvimento é sustentado pela exploração de um grande número de mão de obra de baixa remuneração. Isso resultou em um crescimento econômico significativo e na concentração da riqueza nas mãos de uma pequena parcela da população. Pode-se dizer que o processo de crescimento econômico no Brasil exclui grande parte da população dos seus benefícios e concentrou renda e riquezas.
Se um país quer ter um bom nível de desenvolvimento, precisa que todos os setores de produção cresçam e gerem riqueza. Também é importante que os resultados ou benefícios desse crescimento sejam distribuídos entre as sociedades de forma equilibrada. É importante ressaltar que o desenvolvimento é resultado da combinação de crescimento econômico, redução da desigualdade social e distribuição mais justa da riqueza gerada pelo crescimento.
Alguns países apresentaram taxas de crescimento econômico anual relativamente altas ao longo dos anos, mas a maioria da população não se beneficiou desse crescimento por meio de salários mais altos e serviços satisfatórios de saúde, educação e transporte, bem como boas condições de moradia. Por muitos anos, o Brasil foi um país com alto crescimento econômico, mas distribuição de renda injusta.
Quando nos referimos ao desenvolvimento social, consideramos as condições gerais de vida da população em termos de moradia, alimentação, saúde, educação, transporte e lazer. Isso depende em parte do nível de desenvolvimento econômico, que corresponde à riqueza gerada pela atividade econômica em diferentes setores da economia, portanto, quanto maior a produção de riqueza, maior o nível de desenvolvimento econômico de um país.
Quando a economia de um país está crescendo, é porque está ocorrendo um aumento de produção agrícola e/ou industrial, do volume de mercadorias transportadas, das vendas no comércio, dos lucros dos bancos, da quantidade de energia gerada nas usinas ou da arrecadação de impostos pelo Estado.
Os países desenvolvidos apresentam altos níveis de desenvolvimento tecnológico e industrial, produtividade agrícola, modernos sistemas de transporte e comunicação e altos níveis de produção de energia. A maioria da população desses países desfruta de boa qualidade de vida, bem como de boa educação e formação profissional. Existem fortes contrastes sociais em quase todos os países subdesenvolvidos, em grande parte devido à distribuição desigual de renda. O valor do salário mínimo é um indicador dessas diferenças. Estabelecido pelo governo, esse salário deve garantir uma condição mínima de vida.
O IDH é um indicador estabelecido pela ONU para avaliar o nível de desenvolvimento econômico e sociai dos países. Esse índice leva em conta:
- expectativa ou esperança de vida ao nascer
- grau de conhecimento
- PIB per capita ajustado
Embora o modelo de desenvolvimento econômico do Brasil seja centralizado e excludente, é inegável que trouxe algumas melhorias na população e alguns progressos no índice social. Levar em conta esses indicadores não significa que a maioria da população esteja vivendo bem, com educação, alimentação, saúde, moradia e transporte. Ao contrário, alguns indicadores sociais no Brasil sugerem que ainda há muito trabalho a ser feito em relação a distribuição de benefícios, crescimento econômico, redução das desigualdades sociais, distribuição de renda e, portanto, melhoria das condições gerais de vida da maioria da população brasileira.
...