Dab teórico
Por: Cristiane da mota silva • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
Dab teórico
Para determinar o teórico da acetona, foram utilizadas 2 correlações a título de comparação:[pic 1]
- A correlação de Fuller, Schetter e Giddings (1966):
[pic 2]
O diâmetro (Å) é definido tal como se segue:[pic 3]
[pic 4]
Logo pela tabela 1.4 e 1.5 do livro do M.A. Cremasco podemos obter:
[pic 5]
[pic 6]
Sabendo que e e com o valor de determinado acima e utilizando o valor de temperatura e pressão medidas no experimento, podemos assim determinar o como segue abaixo:[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12][pic 13]
- A equação de Chapman-Enskog:
[pic 14]
Para o éter, o valor de é tabelado (0,0896 cm²/s à 1atm) calculado, apenas foi necessário uma correção do valor uma vez que a temperatura média do experimento é diferente da temperatura de 293 K do valor tabelado, logo temos:[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
[pic 18]
Conclusão
A prática consistia na medição experimental do coeficiente de difusão mássica analisando-se a taxa de evaporação (difusão) do etanol e da acetona no ar.
Observou-se que a acetona possui baixa volatilidade comparada ao éter, esse fato é comprovado pelo baixo coeficiente encontrado para a mesma. Esse experimento mostrou-se relativamente eficaz na determinação do coeficiente de difusividade do éter, porém não com grande acurácia, visto que a diferença é da ordem de 28% entre o valor experimental e o teórico. Já para a acetona o erro foi ainda maior, logo o experimento foi pouco eficaz neste caso. Esses erros podem ser atribuídos a alguns fatores como experimentadores, materiais e métodos.
A sugestão para uma possível melhoria no método seria a possibilidade de medições mais frequentes, marcações mais precisas nos materiais, e ambiente com condições constantes.
...